João Fonseca faz história e avança no Australian Open
Fonseca amplia série invicta vindo do quali em seu primeiro Grand Slam no tênis profissional
João Fonseca continua fazendo história no Australian Open. No começo da manhã desta terça-feira (14), o brasileiro superou, o nº9 da ATP, Andrey Rublev por 3 sets a 0, parciais de 7/6, 6/3 e 7/6 em 2h23 de partida. Foi a estreia do tenistas de 18 anos em chaves principais de Grand Slam.
“Tentei focar apenas no meu jogo e não colocar pressão sobre mim mesmo, por enfrentar um top 10 num grande estádio. É a minha primeira vez jogando em um Grand Slam e também em um estádio desse tamanho”, disse Fonseca na entrevista.
O jogo de Fonseca
O primeiro set transcorreu sem quebras de serviço para ambos lados, mas João se impôs no tiebreak decisivo ao abrir a série já conquistando um minibreak e mantendo a concentração ao abusar de suas devoluções rápidas para fazer 7/1.
Em termos de dados, Fonseca teve um aproveitamento de 82% em seu primeiro serviço, o que fez o jovem conquistar pontos em 84% das vezes, diante de barulhentos torcedores brasileiros na Margareth Court.
No segundo set, o brasileiro já conseguiu uma quebra logo no primeiro game de serviço do russo para administrar a vantagem até o final e fazer 2 a 0 em sets. A porcentagem do primeiro saque em quadra se manteve alta: 74%. Tal dado possibilitou a João Fonseca ganhar os pontos com uma taxa de 72%.
Por fim, na derradeira parcial, João conseguiu uma quebra no 5º game com Rublev devolvendo-a, logo em seguida. A partir daí, o set seguiu com ninguém perdendo o serviço e mais um tiebreak em vista.
No desempate, João abriu 4/0, mas viu o russo se aproximar em 4/3. Mas o brasileiro não esmoreceu e contando com saques potentes fez história em Melbourne.
Agora, seu próximo adversário será o italiano Lorenzo Sonego na segunda rodada do torneio.
João segue invicto e sem perder sets
O fato é que a vitória desta terça foi a 14ª em sequência do jovem brasileiro que veio do quali do Australian Open. Antes, ele ainda faturou o Challenger de Canberra e o NextGen.
Bia Haddad também venceu
Mais cedo, Bia Haddad teve trabalho, mas superou sua estreia em Melbourne ao derrotar a argentina Julia Riera e também se garantir na segunda rodada do Grand Slam da Oceania.