João Fonseca continua em uma fase positiva. Prova disso é que o carioca de 18 anos conseguiu “furar” o quali do Australian Open e vai disputar um Grand Slam no profissional pela primeira vez.
Na madrugada desta quinta-feira (9), Fonseca bateu o argentino Thiago Tirante por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1 em 1h16 de jogo. Antes, na chave de classificação, ele havia ganho do também argentino Federico Gomez e de Coleman Wong de Hong Kong.
Com isso, o carioca vai para o seu primeiro Grand Slam no circuito profissional e já com adversário definido: o russo Andrey Rublev, 9º colocado da ATP. A data e horário do confronto ainda serão divulgados pela organização do AO.
Carioca vem de 13 vitórias seguidas em 2025
O fato é que João Fonseca estabeleceu a 13ª vitória seguida, neste começo de ano, e sem perder nenhum set. O período de invencibilidade compreende os titulo do Final NextGen da Arábia Saudita e o Challenger de Camberra, já na Austrália.
Vale lembrar que João surgiu para o mundo da ATP, após conquistar o US Open juvenil, em 2023. Esse título fez com que ele terminasse nº1 do mundo na faixa etária.
Tal desempenho lhe valeu um convite para o Rio Open do ano passado onde chegou a uma surpreendente quartas de final, só parando no britânico Cameron Norrie na ocasião
Brasil terá quatro representantes ao todo no AO
João Fonseca vai se juntar a Thiago Monteiro, que também passou pelo quali nesta madrugada. O cearense bateu o belga Kimmer Coppejans e levou a melhor em sets diretos, com o placar final de 6/4 e 6/3, em 73 minutos de confronto. Monteiro estreia na chave principal contra o experiente Kei Nishikori.
O Brasil já tinha a prescença de Thiago Wild na chave principal. Wild entrou direto por ser o 79º colocado na listagem mundial. O paranaense vai encarar o húngaro Fabian Marozsan na estreia.
Por fim, na chave feminina Bia Haddad, cabeça de chave nº15 em Melbourne, medirá forças contra a argentina e vinda do quali, Julia Riera, em busca de uma vaga na segunda rodada.