Fórmula 1 renova contrato do GP da Bélgica; veja detalhes
Circuito de Spa-Francorchamps segue na categoria até 2031. Contudo, foi excluído do calendário em duas temporadas
A Fórmula 1 oficializou, nesta quarta-feira (8), a renovação contratual com o Grande Prêmio da Bélgica. O acordo é válido até 2031. No entanto, a prova não será disputada nas temporadas 2028 e 2030. A corrida segue no circuito de Spa-Francorchamps.
“O Grande Prêmio da Bélgica foi uma das corridas que formaram nosso primeiro campeonato em 1950”, iniciou Stefano Domenicali, CEO da categoria automobilística.
“Nesse sentido, ao iniciarmos nosso 75º aniversário, é apropriado que possamos compartilhar a notícia desta importante extensão”, acrescentou.
De acordo com informações oficiais, o país europeu tem o maior circuito da Fórmula 1. São 7.004 quilômetros. Pilotos históricos como Ayrton Senna, Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Niki Lauda são alguns dos vencedores.
“Spa-Francorchamps é justamente elogiado por pilotos e fãs como uma das melhores pistas de corrida do mundo e já foi palco de alguns momentos incríveis ao longo de suas muitas temporadas na Fórmula 1”, prosseguiu Domenicali.
Fórmula 1 realiza sprint race no GP da Bélgica, em 2025
A categoria vai realizar seis corridas curtas neste ano. Uma delas será na Bélgica, em julho. China, Miami, Austin, São Paulo e Catar são as outras sedes.
“Nos últimos anos, (o circuito da Bélgica) passou por um trabalho significativo para melhorar as instalações e a experiência geral dos fãs”, elogiou Domenicali.
“Gostaria de prestar homenagem ao promotor e ao Governo da Valônia por sua dedicação e apoio apaixonado à Fórmula 1 na Bélgica”, finalizou.
O governo da região celebrou a renovação de contrato. “Estou muito feliz que o Grande Prêmio da Bélgica tenha sido confirmado no calendário da Fórmula 1 por vários anos”, disse Pierre-Yves Jeholet, vice-presidente do governo da Valônia e ministro da economia.
“O circuito oferece à região uma infraestrutura esportiva de alta qualidade, capaz de sediar eventos excepcionais e, graças à Fórmula 1, Spa-Francorchamps e, por meio dele, a Valônia, estão no centro das atenções globais”, finalizou.