A Alpine oficializou, nesta quinta-feira (dia 9 de janeiro de 2025), a contratação de Ryo Hirakawa. O japonês será piloto reserva juntamente com Paul Aron. A escuderia de Fórmula 1 (F1) também confirmou a presença do competidor na primeira sessão de treino livre (TL1) do Grande Prêmio do Japão. A prova será disputada no começo de abril.
“É uma honra ingressar na equipe de Fórmula 1 da Alpine como piloto reserva para a temporada 2025. A chance fazer parte desta categoria é o ápice para qualquer piloto. Estou animado para disputar o TL1 diante de minha torcida, no Japão”, declarou.
Hirakawa tem experiência na categoria. Ele já participou de testes para as equipes McLaren e Haas. Além disso, construiu uma carreira vitoriosa fora da Fórmula 1.
O automobilista é bicampeão mundial de Endurance e conquistou a vitória geral na edição 2022 da prova 24 Horas de Le Mans.
“É uma grande oportunidade trabalhar numa equipe muito dedicada que utiliza a experiência dos pilotos. Estou ansioso para desempenhar um bom papel e fazer um positivo ano 2025”, disse o asiático.
O chefe da escuderia, Oliver Oakes, celebrou a contratação. “É ótimo trazê-lo a bordo da equipe para 2025 e tê-lo escalado para o TL1 do Grande Prêmio do Japão, diante da torcida local”, afirmou.
“A contratação traz uma gama diversificada de experiência em corridas para a nossa lista atual e expande o conjunto de talentos disponíveis para serem escalados ao longo da temporada”, finalizou.
Equipe muda escalação titular na Fórmula 1
A escuderia terá outra dupla neste ano. Substituiu o francês Esteban Ocon pelo novato Jack Doohan. Ele será titular juntamente com Pierre Gasly.