O jornalista Flavio Prado se mostrou contrário a realização dos campeonatos estaduais, entendendo ser apenas uma pré-temporada para os clubes.
No programa “Bate-Pronto”, da Jovem Pan, o comentarista falou sobre a vitória do Palmeiras diante da Portuguesa, pela estreia do Paulistão. Então, ele ressaltou o baixo nível de competitividade e a falta de importância que tem o torneio.
“Os adversário do Paulistão são muito fracos. O coletivo do Palmeiras do time A contra o time B é mais competitivo. E não acho grande coisa conquistar atualmente o Campeonato Paulista, é uma pré-temporada. Ano passado, todo mundo saiu com a sensação de que o Palmeiras não ganhou nada. E ele ganhou o Campeonato Paulista”, opinou.
Flavio Prado diz que estadual não revela jogadores
Na sequência, o jornalista opina dizendo que já foi a época em que os campeonatos estaduais revelavam grandes jogadores. Mas, as pessoas ainda ficam apegadas nesse passado.
“O estadual só existe porque o brasileiro é muito conservador, fica apegado a coisas que no passado foram importantes”, disse.
“Esse campeonato não revela ninguém, é subemprego. Se você fizer 10 divisões, coloca todo mundo com calendário o ano inteiro, beleza. Mas, isso é subemprego, não acrescenta em nada. A última revelação do Campeonato Paulista foi o Martinelli, que está no Arsenal há 5 ou 6 anos”, completou.
Título não vale nada
Por fim, ainda no “Bate-Pronto”, Flavio Prado relembra times que fizeram boas campanhas recentemente no Campeonato Paulista, mas que não houve uma evolução para os próximos anos.
“E o título é enganação. Não é um torneio relevante, não é um torneio de alto nível. O Ituano ganhou recentemente e não mudou nada. O Água Santa e o Audax chegaram em finais recentemente e aonde eles estão? Não há uma evolução no clube. Teve um período que o estadual era mais importante que o Campeonato Brasileiro, mas hoje não tem mais sentido, acabou, atrapalha o calendário”, finalizou.