Dois dos maiores clubes do futebol brasileiro, Flamengo e Palmeiras colecionam títulos ao longo de suas histórias e se tornaram rivais diretos no atual cenário do Brasil.
Com jogos importantes de Copa Libertadores da América, Brasileirão Série A, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil, os times são os mais dominantes do futebol nacional nesses últimos anos.
Mas afinal, qual dos dois é superior em títulos na história?
Palmeiras ganha em taças nacionais
O Verdão é o maior vencedor nacional do país verde e amarelo. Ao todo, o clube da Barra Funda soma 20 troféus, que estão distribuídos desta forma: 12x Brasileirão Série A, 4x Copa do Brasil, 2x Série B, 1x Supercopa do Brasil e 1x Copa dos Campeões.
O Rubro-Negro não fica muito atrás é o segundo maior detentor de taças no Brasil, com 16: 8x Campeonato Brasileiro, 5x Copa do Brasil, 2x Supercopa do Brasil e 1x Copa dos Campeões.
Vale ressaltar que o Supremo Tribunal Federal oficializou o Sport Recife como campeão brasileiro de 1987, mas o Fla se considera vencedor.
É importante dizer também que algumas listas não colocam em jogo as duas conquistas de Série B do Palmeiras, pois não é uma taça de primeiro escalão.
Flamengo está acima em troféus internacionais
No âmbito internacional, o time carioca leva vantagem. O Flamengo é o terceiro com mais taças, atrás de SPFC (12), Santos (8) e junto com o Cruzeiro (7).
3x Libertadores, 1x Mundial de Clubes, 1x Recopa Sul-Americana, 1x Copa Ouro e 1x Copa Mercosul.
Multicampeão nos últimos anos, o Palmeiras tem cinco: 3x Libertadores, 1x Recopa Sul-Americana e 1x Copa Mercosul.
A Copa-Rio de 1951 é um torneio muito valorizado pelo Palestra, que já buscou oficializar a competição como Mundial.
Conclusão final
O equilíbrio é grande entre as duas forças do Brasil. Em campeonatos estaduais, o Rubro-Negro tem o total de 38, equanto o Alviverde soma 26 do Paulistão.
Considerando só os títulos citados acima, além do Torneio Rio-São Paulo, o Flamengo detém 63 conquistas. O time de São Paulo, usando os mesmos critérios, fica com 56 (57 com a Taça-Rio).
*torneios menores e competições como a “Taça Guanabara” não entraram em questão.
Por fim, em confrontos diretos, são 131 partidas, com 49 vitórias do Palmeiras, 44 do Mengão e 38 empates.