Luiz Eduardo Baptista, o Bap, deu mais um passo na reformulação do Flamengo, processo iniciado desde que assumiu a presidência. Agora, são as categorias de base que vivem momento de mudança, com uma série de demissões.
Segundo o canal Flazoeiro e o GE, mais de 50 pessoas ligadas aos núcleos de formação tiveram suas demissões anunciadas nesta quinta-feira (16) pelo diretoria rubro-negra, estas saídas confirmadas em nota emitida pelo clube. Dentre os demitidos, estão funcionários das categorias e treinadores de vários times de base, além de jogadores destas equipes.
‘Aparelhamento’ e novo alinhamento marcam mudanças
Um dos demitidos é o de Raphael Bahia, técnico flamenguista na última edição da Copinha, na qual caiu na segunda fase para o Red Bull Bragantino. As demissões promovidas por Bap teriam sido motivadas por um ‘aparelhamento’ das categorias de base do clube nos últimos anos e diversos ‘cargos desnecessários’ dentro da estrutura do clube.
Além disto, há também a visão por parte da nova diretoria e do comando de futebol do Flamengo, agora sob a supervisão de José Boto de que o trabalho feito pela base deverá ser alinhado com o feito pelos profissionais. O dirigente deseja ver o Rubro-Negro com um modelo de trabalho diferente do que vinha sendo apresentado até a gestão de Rodolfo Landim, antecessor do atual mandatário flamenguista.
O processo de mudanças liderado por Bap começou com uma série de demissões no departamento médico, que causou polêmica por conta da situação. Nos próximos dias, mais alterações deverão acontecer.
Confira abaixo a nota do Flamengo explicando as demissões na base (extraído do site oficial do clube)
O Clube de Regatas do Flamengo informa que está promovendo uma reestruturação estratégica nas categorias de base, com o objetivo de fortalecer ainda mais o seu papel como formador de grandes talentos do futebol, uma marca do DNA Rubro-Negro.
Essas mudanças estruturais visam alinhar as categorias de base do clube à filosofia de trabalho adotada no futebol profissional, garantindo uma integração vertical das ideias e padronização do modelo de jogo. A reformulação ainda inclui a adoção de práticas mais modernas, replicadas nos principais clubes do mundo, com foco na otimização de processos, funções e elencos.