
Bola de futebol com notas de dólar (Divulgação)
Nesta quinta-feira (30), a Fifa divulgou seu Relatório Global de Transferências, detalhando informações do mercado da bola mundial em 2024. Em relação ao futebol brasileiro, o destaque fica para o Botafogo, que liderou o ranking de investimentos não só no país, mas na América do Sul.
O Glorioso, que abriu os cofres para montar o time que venceu o Brasileirão e a inédita Copa Libertadores da América, subiu nove posições no ranking em relação ao ano de 2023, superando o Flamengo, que perdeu duas colocações e foi o 3º colocado.
A vice-liderança sul-americana veio com o Cruzeiro, que também teve altos investimentos e subiu 16 posições.
Já na Europa o destaque fica para o PSG, que se manteve como o time que mais investiu em jogadores em 2024, seguido do Manchester United e Lyon, clube que é gerido por John Textor, responsável pela SAF do Fogão.
Destaques do futebol brasileiro
O sucesso dos clubes do Brasil no cenário sul-americano não é mero acaso. A capacidade financeira das equipes em relação aos rivais do continente permite altos investimentos.
O ranking deixa isso claro, com o Top-10 da Fifa sendo formado por times brasileiros, com exceção do River Plate, que se manteve na 4ª colocação.
Porém esse fato por si só não é garantia de sucesso esportivo. Com exceção do Botafogo e Flamengo, que venceram títulos importantes na temporada, os demais tiveram problemas ao longo de 2024. Como exemplo citamos Atlético-MG e Fluminense, que lutaram contra o rebaixamento no Brasileirão.

PSG segue abrindo os cofres
A equipe francesa se manteve na liderança entre os clubes europeus com maior valor gasto em reforços no mercado da bola segundo o relatório oficial da Fifa.
Além disso, o Top-10 da Europa traz um fato interessante, com quatro times da França. Além do Paris, temos o Lyon, que subiu 45 posições e foi o 3ª que mais investiu em novos jogadores.
O Stade Rennais, 18º colocado, é outro clube que subiu no ranking. Por outro lado, o Olympique de Marseille segue entre os 20 principais, mas perdendo cinco posições.
O país com mais representes é a Inglaterra, com equipes (Manchester United, Brighton, Chelsea, Bournemouth, Nottingham Forest e Arsenal). Em seguida, aparecem cinco da Itália (Napoli, Juventus, Roma, Milan e Genoa).
Alemanha (Bayern de Munique e RB Leipzig) e Espanha (Atlético de Madrid e Barcelona) contam com dois representantes cada. Fechando a lista, temos o Benfica, representando Portugal.
