
Luiz Henrique, Lautaro Díaz e Nicolas de La Cruz, com camisas do Botafogo, Cruzeiro e Flamengo, respectivamente (Vitor Silva / BFR / Gustavo Aleixo / Cruzeiro / Marcelo Cortes / CRF)
Nos últimos anos os clubes do Brasil vem sendo protagonistas no continente sul-americano. Um dos fatores para esse sucesso está na capacidade financeira dos times para investir em reforços em comparação a equipes de outros países.
Esse fato ficou evidente no Relatório Global de Transferências publicado pela Fifa nesta quinta-feira (30), com um mapeamento das equipes que mais investiram em contratações na última temporada.
O Botafogo foi o líder da América do Sul, subindo nove posições em relação ao levantamento de 2023. Já o Cruzeiro assumiu a 2º colocação, com 16 posições a mais. Já o Flamengo fecha o Top-3, mas perdendo duas posições no ranking.
Veja o Top-10 abaixo:

Investimento do Cruzeiro valeu a pena?
A Raposa fez diversas contratações na última temporada, trazendo atletas como o goleiro Cássio e os atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz. Mas o melhor resultado foi o vice-campeonato da Copa Sul-Americana.
Sem conseguir classificação para a Copa Libertadores da América somado ao alto investimento realizado para 2025, com destaque para o zagueiro Fabrício Bruno e os atacantes Dudu e Gabigol e a falta de resultados culminaram na demissão de Fernando Diniz recentemente.
Títulos cariocas
A aposta em reforços deu certo para o Botafogo, que depois de tropeçar no Campeonato Carioca, teve uma grande campanha em 2024, com a conquista do Campeonato Brasileiro e a inédita taça da Copa Libertadores da América contra o Atlético-MG. Dentre as principais contratações do Glorioso podemos citar o atacante Luiz Henrique e o meio Almada.
O Galo, que também teve altos gastos no mercado da bola no último ano, foi vice-campeão da Copa do Brasil contra o Flamengo, 3º time que mais investiu na última temporada. O principal reforço do Mengão foi Nicolas De La Cruz, contratado junto ao River Plate.