PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol SeleCorinthians? Confira como seria a escalação alvinegra com destaques da base

SeleCorinthians? Confira como seria a escalação alvinegra com destaques da base

Diversos jogadores de destaque no mundo do futebol disputaram a Copinha defendendo as cores do Timão

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
Guilherme Arana, Malcom e Marquinhos, ex-jogadores do Corinthians, com a camisa da seleção brasileira (Vitor Silva / CBF)

Guilherme Arana, Malcom e Marquinhos, ex-jogadores do Corinthians, com a camisa da seleção brasileira (Vitor Silva / CBF)

Maior vencedor da Copinha, com 11 títulos, o Corinthians vem se destacando nos últimos anos por revelar bons jogadores nas categorias de base. Alguns deles fizeram ou seguem fazendo sucesso até mesmo no futebol mundial, chegando a disputar Copas do Mundo.

Pensando nisso, o Torcedores.com montou uma possível escalação alvinegra apenas com atletas revelados pelo clube, mas que estão atuando profissionalmente. Destes todo tiveram ao menos passagens pela base da seleção brasileira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, nove deles atuaram pelo time principal do Brasil, com seis com pelo menos uma Copa do Mundo no currículo:

Weverton; Fagner, Carlos Augusto, Marquinhos e Guilherme Arana; Gabriel Moscardo, Maycon, Éverton Ribeiro e Willian; Malcom e Jô.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja abaixo mais detalhes da seleção do Corinthians

Weverton

A SeleCorinthians começa com um jogador de seleção brasileira. Revelado na base alvinegra, o goleiro esteve no grupo do Timão que venceu a Série B em 2008. Porém o jogador só foi se destacar longe do Parque São Jorge, com as camisas da Portuguesa, Athletico-PR e no rival Palmeiras.

Já com a camisa do Brasil, o ex-jogador do Timão teve como destaque o ouro nos Jogos Olímpicos em 2016, vice-campeonato na Copa América e Copa do Mundo de 2022.

Fagner

Outro jogador que atuou pela seleção brasileira em Copa do Mundo. Atualmente no Cruzeiro, o lateral-direito se destacou na base alvinegra antes ser vendido para o PSV.

PUBLICIDADE

Em 2014 ele retornou ao Parque São Jorge e durante anos se destacou como um dos melhores da posição no Brasil, tanto que em 2018 ele foi convocado por Tite para o Mundial disputado na Rússia.

PUBLICIDADE

Marquinhos e Carlos Augusto

Neste setor o Timão conta com dois destaques europeus. O primeiro, que pouco atuou no clube, se destacou na Roma e desde 2013 está no PG, ano onde chegou a seleção brasileira principal, onde segue até hoje, com participações em duas Copas do Mundo.

Como parceiro de zaga, o nome escolhido foi de Carlos Augusto, lateral-esquerdo em sua passagem pelo Corinthians, mas que hoje costuma ser utilizado como zagueiro na Inter de Milão, seu atual time.

Guilherme Arana

Complementando uma defesa “de seleção brasileira”, temos o lateral-esquerdo que atualmente está no Galo, mas é sonho de boa parte da torcida alvinegra. Arana chegou a ter seu retorno especulado em 2019, quando estava no Sevilla, em um troca por Léo Santos, mas o Timão recusou a proposta.

Vale citar que o lateral só não tem uma Copa do Mundo em seu currículo por conta de lesão sofrida antes do Mundial de 2022.

PUBLICIDADE

Gabriel Moscardo e Maycon

Na posição de volante o primeiro nome escolhido foi do jovem volante vendido ao PSG, um dos jogadores mais promissores da posição e com participações nas seleções de base do Brasil.

Ao seu lado escalamos o atleta que deverá ser ter seu empréstimo ao Corinthians junto ao Shakhtar Donetsk ampliado. Apesar de problemas físicos em seu retorno ao Timão, o jogador é outro que se destacou na base alvinegra e também atuou pelas categorias de formação da seleção brasileira.

Éverton Ribeiro e Willian

Fechando o meio de campo temos mais dois atletas que se destacaram somente após deixar o Corinthians. Lateral-esquerdo na base, Éverton virou meia quando chegou ao São Caetano e se destacou no futebol brasileiro, principalmente no Cruzeiro e Flamengo, fazendo parte do grupo que disputou a Copa do Mundo com a seleção brasileira.

Já Willian, considerado por muitos uma das melhores revelações da base alvinegra de todos os tempos, teve um carreira de sucesso na Europa, com anos atuando em alto nível pelo Chelsea, e com duas Copas do Mundo no currículo.

PUBLICIDADE

Malcom e Jô

Fechando a SeleCorinthians temos os dois atacantes, que se destacaram não só base do clube, mas no time profissional e também futebol europeu. Malcom tem em seu currículo passagens pelo Bordeaux e Barcelona, além de defender a seleção brasileira desde a base até o time principal, com direito a ouro nas Olímpiadas de Tóquio em 2020.

Já o centroavante, com passagens de destaque pelo CSKA e Manchester City, teve convocações para defender o Brasil de 2007 até 2014, com direito a disputa na Copa do Mundo em 2014.

Reservas da SeleCorinthians

O Timão ainda conta com diversos atletas espalhados por outros clubes do Brasil e do mundo, que poderiam ser opções no banco na escalação citada acima:

  • Goleiros: Danilo Fernandes e Felipe Longo
  • Lateral-esquerdo: Lucas Piton
  • Zagueiros: Murillo, Robert Renan e João Victor
  • Meia: Breno Bidon
  • Atacantes: Wesley, Mantuan, Pedrinho e Adson

Curiosidades da lista do Timão

  • Dentre os 11 da escalação ideal, apenas três (Gabriel Moscardo, Éverton Ribeiro e Willian), não conquistaram nenhum título com os profissionais do Corinthians;
  • Willian e Éverton Ribeiro estiveram presentes no elenco alvinegro de 2007, rebaixado no Brasileirão. Inclusive a saída do primeiro para o Shakhtar Donetsk é apontada como um dos fatores para a queda;
  • Quatro jogadores da SeleCorinthians tiveram mais de uma passagem pelo Corinthians. Fagner e Jô conseguiram se destacar em seus retornos, enquanto Willian acabou decepcionando a Fiel. Já em relação a Maycon os torcedores esperam que em 2025 ele possa repetir as boas atuações de sua primeira passagem.
Better Collective