Conhecido como Clube da Fé, o São Paulo buscou uma remontada impressionante na finalíssima da Copinha contra o arquirrival Corinthians, neste sábado (25), no Pacaembu, e faturou o seu quinto título na competição, findando um jejum de cinco anos sem levantar a taça.
Depois de sair perdendo pelo placar de 2 a 0, o Tricolor alcançou a virada pelo placar de 3 a 2, e entrou para o pelotão das equipes com o segundo melhor aproveitamento de títulos na Copa São Paulo, igualando feito de Fluminense e Internacional.
Denner e Gui Negão abriram contagem para o Corinthians, calando o Pacaembu, que recebeu apenas torcida do Tricolor, mas o mandante foi em busca da virada, com Samuel descontando antes da ida para o intervalo, enquanto Andrade e Paulinho utilizaram a cabeça para virar o clássico.
Lista de campeões atualizada da Copinha
- Corinthians – 11 títulos
- São Paulo (1993, 2000, 2010, 2019 e 2025), Internacional e Fluminense – 5 títulos
- Flamengo – 4 títulos
- Santos e Atlético-MG – 3 títulos
- Palmeiras, Ponte Preta, Portuguesa e Nacional-SP – 2 títulos
- Juventus, Cruzeiro, Guarani, Vasco, América-SP, América-MG, Lousano Paulista, Roma Barueri, Marília, Santo André e Figueirense – 1 título
Estado de São Paulo é hegemônico em títulos
Anfitrião do principal torneio de base do futebol brasileiro, São Paulo chegou em 2025 ao seu 34º título na história da Copinha. A conquista do Timão foi a quarta de forma consecutiva do futebol paulista na competição.
Em 2022 e 2023, o arquirrival Palmeiras conquistou os dois primeiros títulos, enquanto em 2024 e 2025, o alvinegro terminou no lugar mais alto do pódio. No comparativo com o segundo estado mais vitorioso, a distância é expressiva: 34 a 10 em relação ao Rio de Janeiro, que se sagrou campeão pela última vez em 2018 com o Flamengo.