Copa do Brasil traz novidades importantes em 2025; confira
CBF publicou regulamento da competição, que prevê mudança na disputa da primeira fase e liberação para atletas jogarem por dois times
A Copa do Brasil 2025 deve começar em breve, mas detalhes sobre a organização desta já foram revelados no final de semana, com a publicação do regulamento da competição por parte da CBF, que virá com novidades.
Duas mudanças de impacto foram feitas nas regras de disputa do torneio em relação ao que vinha sendo feito até 2024. Uma delas tem a ver com a realização dos jogos nas fases iniciais e outra relacionada com as inscrições de atletas durante o torneio.
Pênaltis na primeira fase
Uma das mudanças na Copa do Brasil será em sua primeira fase. Agora, esta também terá pênaltis em caso de empate no tempo normal, ao contrário do que acontecia até a edição de 2024, quando o empate dava ao time visitante a classificação.
Tal parte do regulamento era uma ‘vantagem’ para as equipes de melhor posição no ranking da CBF, que jogavam sempre fora de casa e somente se perdessem o jogo é que poderiam ser eliminadas no certame. A alteração faz com que a fase inicial do mata-mata seja semelhante à segunda fase, que assim como a primeira, é em jogo único, mas que já prevê a ida para as penalidades se o placar nos 90 minutos fosse de empate
Jogadores poderão jogar por mais de um time
A outra novidade reservada para a Copa do Brasil 2025 é que, a partir deste ano, um atleta poderá defender mais de um time durante a competição. Antes, jogadores que já tivessem atuado em um time não poderiam jogar o restante da competição caso se transferissem para outra.
O artigo 7 do regulamento do certame detalha tal alteração, que terá algumas condições para poder ser cumprida. Para poder ser hábil a jogar por duas equipes, o atleta deverá ter entrado em campo pelo time anterior antes do começo da terceira fase. Caso entre em campo somente depois da terceira parte do torneio, está vetado a participar pelo segundo time que defender no ano.
Esta mudança, no entanto, trará uma certa restrição para os times que quiserem usar de tal provisão na Copa do Brasil. Cada clube só poderá inscrever até três jogadores que já tiverem jogador o certame antes da terceira fase.