Seleção brasileira 2006 x Real Madrid 2014: Bruno Formiga crava o melhor time da história
Jornalista analisou os grandes times da história do futebol, chegando no Brasil de 2006 e no Real de 2014 como os melhores
O jornalista Bruno Formiga elegeu o melhor time da história do futebol “no papel”. Ou seja, não necessariamente teve um bom desempenho em campo, mas era um time muito forte se olharmos jogador por jogador, com grandes craques em todas as posições.
Em vídeo gravado para o Youtube da TNT Sports, Formiga destacou quais foram os grandes times no papel, colocando o PSG de 2022, que tinha um ataque com Neymar, Messi e Mbappé, o Barcelona de 2015 que tinha o trio MSN, o Real Madrid “Galáctico”, o Real Madrid de 2014, que foi multicampeão, além da seleção brasileira de 1970, 1982 e 2006.
Porém, o jornalista apontou alguns desequilíbrios nesses times, que não tinham craques em todas as posições. Sendo assim, o comunicador entende que os dois melhores times, no papel, foram a seleção brasileira de 2006 e o Real Madrid de 2014.
Comparação entre a seleção de 2006 e o Real de 2014
Sobre o time do Real Madrid que venceu a Champions League, Bruno Formiga começa destacando o poder defensivo, entendendo que nesse ponto, supera os “Galácticos” do início do século.
“Casillas no gol, que já era uma grife formadíssima, Sergio Ramos e Pepe na zaga, que são um milhão de vezes melhores que Helgueira e Samuel. Carvajal e Marcelo nas laterais eram ótimos. E daqui para frente é brincadeira. Di María, Xabi Alonso e Modric; Bale, Cristiano Ronaldo e Benzema”, disse.
“Este time é melhor que o Real Madrid Galácticos, não tem calcanhar de Aquiles, não tem problema, não tem ninguém ruim”, completou.
Depois, sobre a seleção brasileira de 2006, Bruno Formiga destaca a quantidade de protagonistas que tinha. Ele relembra que o time era recheado de craques, além de ter três jogadores que foram eleitos o melhor do mundo.
“O Dida era o melhor goleiro que tinha. Cafu não tinha questionamento, a grife, olhando no papel. Cafu está entre os melhores laterais da história. Lucio era campeão do mundo e Juan era o zagueiro mais técnico que a gente tinha. A combinação perfeita”, iniciou.
“Emerson já era para ter sido campeão do mundo em 2002, brilhante. Zé Roberto era multifuncional, craque, foi o melhor jogador do Brasil na Copa. Do meio para frente, três melhores do mundo (Kaká, Ronaldinho e Ronaldo) e um potencial melhor do mundo, que é o Adriano”, completou.
O melhor time da história
Por fim, após elogiar os dois times, Bruno Formiga elege a seleção de 2006 como o melhor time de todos os tempos no papel. Ele relembra também que esse time não teve um bom desempenho em campo, mas na teoria era ótimo.
“O meu veredito é: o melhor time de todos os tempos, no papel, é o Brasil de 2006. Não tem brecha. E o time poderia ser melhor ainda, porque poderia ter o Juninho Pernambucano no time titular. Mas, mesmo assim era um timaço”, finalizou o jornalista.
As escalações dos times analisadas por Bruno Formiga:
Seleção brasileira 2006: Dida; Cafu, Lucio, Juan e Roberto Carlos; Emerson, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho; Ronaldo e Adriano.
Real Madrid 2014: Casillas; Carvajal, Sergio Ramos, Pepe e Marcelo; Xabi Alonso, Modric e Di María; Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo.