O grande debate entre os torcedores e a mídia esportiva nessa semana foi uma declaração de Neymar para Romário, na qual ele disse que jogaria a Copa do Mundo de 2002 no lugar do Rivaldo, ao ser perguntado pelo “baixinho”. O ex-camisa 10, por sua vez, respondeu, dizendo que não jogaria.
No Youtube da TNT Sports, o jornalista Bruno Formiga entrou na discussão e deu a sua opinião. Ele entende que o craque do Al-Hilal, no auge, jogaria no lugar do Ronaldinho Gaúcho, imaginando o Ronaldinho de 2002.
“Para mim, olhando aquela seleção e o contexto da época, o melhor Neymar jogaria no lugar de alguém? Para mim, sim, mas no lugar do Ronaldinho Gaúcho, até por função. Não estamos falando da carreira e sim naquele time de 2002”, iniciou.
“O Ronaldinho ainda não era o Ronaldinho melhor do mundo, nem fisicamente e nem tecnicamente. Ele fez uma Copa boa, mas ainda estava adquirindo a melhor forma. E pensando em função, o Neymar flutuaria ali como um 10, que não era a função do Rivaldo, ele era um atacante ao lado do Ronaldo”, completou.
Sobre as outras Copas do Mundo
Depois, Bruno Formiga estende a polêmica, dizendo que Neymar jogaria em toda seleção brasileira que venceu a Copa do Mundo.
“O Neymar teria vaga nas seleções campeãs do mundo do Brasil? Eu acho que teria em todas”, iniciou.
Sobre os dois primeiros títulos, o jornalista coloca o craque atual no lugar de Zagallo. Já no tri, ele colocaria no lugar do Tostão.
“Em 58 e 62, por exemplo, jogaria no lugar do Zagallo. Na seleção de 70, tecnicamente, olhando os caras da frente, o pior era o Jairzinho, mas não tinha nada a ver com a função do Neymar. O Neymar brigaria de fato com o Tostão, em questão de posição”, opinou.
Por fim, sobre o tetra em 1994, o comentarista da TNT disse que ele poderia jogar no lugar de qualquer um do meio para frente, menos do Romário. Por função, Formiga também descarta entrar no lugar do Dunga.
“Em 94, o Neymar teria jogaria no lugar de qualquer um menos do Romário. Ele jogaria no lugar do Zinho, Mazinho, Bebeto… do Dunga ele não jogaria por função, sem o Dunga aquela seleção não ia”, finalizou.
Neymar na seleção brasileira
Neymar recebeu a sua primeira convocação para a seleção brasileira em 2010, logo no seu segundo ano como profissional. Desde então, se tornou o maior artilheiro da história da Amarelinha.
Ao todo, foram 128 jogos, 79 gols e 59 assistências. Ele venceu a Copa das Confederações de 2013 e as Olimpíadas de 2016.
Disputou a Copa do Mundo de 2014, 2018 e 2022, tendo o quarto lugar em 2014 como a melhor colocação.