A revista Placar promoveu, em sua edição de janeiro, a eleição dos melhores atletas da história dos 12 principais clubes do futebol brasileiro. Entre eles, está o Botafogo.
Mesmo que os torcedores do Fogão tenham vivido um dos melhores anos da história do clube da Estrela Solitária em 2024, nenhum jogador da já histórica equipe campeã do Brasileirão e da Libertadores foi incluído no time dos sonhos botafoguense.
Apenas Artur Jorge foi eleito o melhor de todos os técnicos do Botafogo desde 1910. O português hoje no Al-Rayyan (Catar) foi mencionado 10 vezes pelos 22 eleitores convidados pela publicação para votarem nos melhores da história do time carioca.
Artur Jorge superou por dois votos Zagallo, que teve oito lembranças. João Saldanha (3 votos) e Valdir Espinosa (1 voto) também foram citados.
Disputa acirrada entre dois goleiros do Botafogo
O top-11 do Botafogo é formado em sua grande maioria por craques das décadas de 50 e 60. O lendário goleiro Manga superou Jéfferson por apenas um voto (11 a 10), com Wagner recebendo uma menção.
O sistema defensivo é formado por Carlos Alberto Torres (16 votos) e Nilton Santos (21, quase unanimidade) nas laterais.
No miolo de zaga, uma disputa acirrada que elegeu Mauro Galvão (9 votos) e Wilson Gottardo (8) como os melhores da posição no Botafogo.
Gonçalves (7) e Alexander Barboza (5) chegaram perto de entrar no time dos sonhos botafoguense. Outro titular atual campeão do Brasileirão e da Libertadores, Bastos teve somente uma lembrança.
Luiz Henrique por pouco não entrou no time dos sonhos
Escalado no esquema 4-2-4, Gérson (18 votos) e Didi (19) foram absolutos no meio-campo. Outros atletas como Marlon Freitas (3 votos), Seedorf (2) e Thiago Almada (1) também foram citados no pleito.
O quarteto de atacantes é formado por Garrincha e Jairzinho, cada um com 21 votos. Túlio Maravilha (12 menções) e Paulo Cézar Caju (8) completam o esquadrão simbólico do Fogão.
Mesmo tendo sido fundamental no ano histórico de 2024, Luiz Henrique ficou de fora do time dos sonhos do Botafogo com 6 votos. Júnior Santos foi lembrado por 2 eleitores.
A seleção de todos os tempos do Glorioso: Manga, Carlos Alberto Torres, Mauro Galvão, Wilson Gottardo e Nilton Santos; Gérson e Didi; Garrincha, Jairzinho, Túlio Maravilha e Paulo Cézar Caju. Técnico: Artur Jorge.