Botafogo, Fluminense e Vasco: quem tem mais títulos na história?
Tricolor ganha no geral e deixa Glorioso em terceiro; veja os detalhes das taças conquistadas
Grandes rivais do Rio de Janeiro, Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama são três dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro.
Campeões da América do Sul e do Brasil, eles já conquistaram diversos títulos ao longo de suas histórias. Mas qual será o maior detentor de troféus entre eles? Descubra abaixo!
Vasco supera rivais em torneios internacionais
Apesar da crise vivida nos últimos anos, o Cruzmaltino é o que possui mais conquistas internacionais entre os três. São três ao todo: Libertadores (1998), Copa Mercosul (2000) e Sul-Americano de Campeões (1948).
O Glorioso soma dois, a Libertadores (2024) e Copa Conmebol (1993), assim como o Tricolor Carioca, que faturou a Libertadores (2023) e a Recopa Sul-Americana (2024).
Botafogo fica para trás nacionalmente
Dois deles têm seis canecos. O Flu conquistou esses: Campeonato Brasileiro (4), Copa do Brasil (1) e Série C (1). A equipe de São Januário, por sua vez, detém o Brasileirão Série A (4), Copa do Brasil (1) e Série B (1). Ou seja, a única diferença fica por conta das competições que não são da elite nacional.
Atual campeão brasileiro, o Botafogo ainda corre atrás para igualar seus rivais. O Alvinegro possui cinco troféus neste quesito: Série A (3) e Série B (2).
Fluminense disparado em segundo
Apenas o Flamengo (38) tem mais títulos estaduais do que o Flu, que já faturou 33 ao longo de sua história. Vasco (24) e Fogão (21) estão em grande desvantagem neste momento.
No século XX, o Torneio Rio-São Paulo tinha grande relevância. O Glorioso conquistou quatro vezes, enquanto o Cruzmaltino três e o Flu dois.
Tricolor leva a melhor e Glorioso em último
Em quantidade de troféus, o Fluminense derrota seus dois oponentes. São 43 conquistas no total.
O Vasco vem logo em seguida, com 36, deixando o Botafogo em terceiro, com 32.
Vale esclarecer que a quantidade de taças pode variar dependendo dos critérios usados. Nesta matéria, a soma é apenas entre as competições que foram citadas ao longo do texto.