Ponto final. Terminada a temporada do futebol brasileiro, o mercado da bola já começa a ficar agitado, mas não só os jogadores que prometem movimentar a janela de transferências para 2025.
Todo ano temos a eterna ‘danças das cadeiras’ dos técnicos sem clubes, não só no final do ano, mas durante a temporada também no Brasil, onde pouco se valoriza um trabalho de longo prazo.
Assim, os clubes buscam novos comandantes e existem treinadores em busca de um novo time. Tudo se encaixando? Não, o que se vê em um futebol que os projetos de longo prazo são raros, são treinadores perdendo seus empregos todos os meses.
Em uma reflexão para o futebol brasileiro, que sofreu uma ‘invasão’ de técnicos estrangeiros, temos nomes de peso como Felipão, Cuca, Tite, Renato Gaúcho, entre outros grandes nomes que outrora já fizeram a alegria de muitos torcedores de clubes do Brasil.
Por isso, temos uma lista de sete técnicos brasileiros que podem ‘reforçar’ os clubes brasileiros no início da próxima temporada, ou mesmo ao longo dela.
Técnicos brasileiros livres no mercado da bola e seus últimos trabalhos
Jair Ventura – demitido do Atlético-GO em junho de 2024
Cuca – deixou o Athletico-PR em junho de 2024
Luiz Felipe Scolari – demitido do Atlético-MG em março de 2024
Marcelo Oliveira – demitido em dezembro de 2020 pela Ponte Preta
Oswaldo de Oliveira -demitido do Fluminense em setembro de 2019
Vanderlei Luxemburgo – demitido do Corinthians em setembro de 2023
Renato Gaúcho – acabou de ser entrar em acordo com o Grêmio e deixou o clube este mês
Tite – demitido do Flamengo em setembro desde ano