Zinho se mostrou encantado com o apoio incondicional protagonizado pela torcida do Fortaleza em mais uma temporada no futebol brasileiro. Ao fazer um balanço do ano, durante o programa “ESPN FC” desta quinta (12), o comentarista teceu elogios à massa do Leão do Pici.
Na opinião do ‘tetra’, o Fortaleza já pode ser considerado um ‘gigante’ do Brasileirão por diversos motivos, entre eles o fato do time ser praticamente imbatível quando atua sob seus domínios, diante de um público que sempre lota as dependências do Castelão.
“O Fortaleza não é mais uma surpresa. É um gigante no Brasileirão também. Tem um elenco há bastante tempo, a torcida do Fortaleza é brilhante, espetacular, tanto é que não perde em casa”, opinou Zinho.
Exaltada por Zinho, torcida do Fortaleza faz história
Ao longo da temporada 2024, o Leão do Pici atingiu uma marca histórica de 1 milhão de pagantes no Castelão. O feito foi alcançado no jogo contra o Vasco, em novembro, onde mais de 45 mil torcedores acompanharam a vitória por 3 a 0.
No recorte apenas dos jogos do Brasileiro, o time nordestino levou 591 mil pagantes nos 19 jogos que realizou no palco, ostentando uma média de 31.125 torcedores por jogo, índice que representou a sétima posição no ranking dos 20 clubes da Série A, liderado pelo Flamengo, que ostentou 51 mil de média.
Fortaleza termina Brasileirão invicto em casa
Além de registrar um público maciço, o Fortaleza foi avassalador no Castelão na disputa da elite nacional, terminando o certame sem perder um jogo sequer. Nos 19 compromissos realizados, foram 14 vitórias e cinco empates. Ou seja, 47 pontos somados em 57 possíveis – o melhor rendimento dos 20 clubes.
O feito é tão expressivo que, desde a implementação dos pontos corridos no futebol brasileiro, em 2003, apenas três times até então tinham conseguido a façanha de completar uma edição da Série A sem perder em casa: Grêmio, em 2009, Atlético-MG, em 2012, e Flamengo, em 2019.