Vampeta avalia que o São Paulo é responsável por uma virada de chave no futebol brasileiro. Como o clube, na década de 90, venceu duas Libertadores e dois Mundiais, o ex-jogador não tem dúvidas sobre o modo que os rivais também passaram a cobiçar os dois troféus em suas respectivas galerias de títulos. Neste cenário, a atual rivalidade no torneio continental foi atrelada ao desempenho do Tricolor.
“Dentro da minha carreira como ex-atleta, eu sentia os valores do Estadual e do Brasileiro. O São Paulo que coloca Corinthians, Internacional, Grêmio, Fluminense, Cruzeiro e os outros times do Brasil na pista para querer (ganhar) Libertadores e ir para o Mundial. O São Paulo que proporciona essa rivalidade.”, disse o Velho Vamp, no podcast Reis da Resenha, da Jovem Pan.
Ausência do SPFC no Mundial de 2025
Fora do Mundial desde 2005, o São Paulo teve oportunidade de garantir vaga no torneio da próxima temporada. Mencionando a presença do Inter Miami entre os concorrentes ao título, Vampeta considera que o Tricolor, pelo histórico vencedor, também poderia fazer parte do torneio.
“Tem o novo formato do Mundial de Clubes no ano que vem e o São Paulo não está. O São Paulo é tricampeão mundial, é um dos principais (clubes do torneio). O São Paulo é um dos maiores e poderia estar ali tranquilamente. O Inter Miami foi convidado porque tem Messi e Suárez.”, afirmou.
Eliminação do SPFC na Libertadores
Durante o bate-papo, Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo, lamentou a saída no mata-mata da Libertadores. Levando em conta o chaveamento da competição, houve uma grande confiança de que seria possível chegar na final, mas a eliminação contra o Botafogo, nos pênaltis, impediu o sonho do tetracampeonato.
“A gente fez um esforço máximo. É uma dor do elenco porque saímos com o Botafogo e tínhamos tudo para passar, e depois era o Peñarol. A gente achava que dava ir para a final e, se ganhasse, estava no Mundial. Foi por pouco no jogo do Botafogo, a gente podia ter vencido o Botafogo, que é um grande time.”, destacou.