Consagrado no Real Madrid e esperança da seleção brasileira, Vinícius Júnior em pouco mais de sete anos no futebol profissional, o craque se tornou símbolo da luta antirracista dentro e fora de campo e agora é o melhor do mundo.
O brasileiro de 24 anos, que começou no Flamengo, agora é o melhor jogador do mundo no Fifa The Best 2024.
Vini é de São Gonçalo, município do Rio de Janeiro, e se desenvolveu nas categorias de base do Flamengo. Em 2017, estreou, aos 16 anos, como jogador profissional.
No mesmo dia, após a partida contra o Atlético-MG, assinou contrato com o Real Madrid em transferência por 45 milhões de euros (R$ 164 milhões na cotação da época).
Agora, Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador do mundo na premiação do Fifa The Best, que aconteceu nesta terça-feira (17), em Doha, no Catar.
Vinícius Júnior se junta a grupo seleto de brasileiros premiados
O atacante do Real Madrid e da seleção brasileira se juntou a Romário, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká, como os brasileiros eleitos nos diversos formatos da premiação da Fifa, criada em 1991.
Vini é o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo desde 2007.
Campeão da Champions League e de La Liga pelo Real Madrid, Vinícius Júnior foi destaque do clube espanhol na temporada 2023/24, com 39 partidas, 24 gols e 11 assistências.
Aos 24 anos, Vini é o segundo brasileiro mais jovem a alcançar a conquista, considerando a idade dos jogadores ao fim da temporada que valeu a premiação.
O outro foi simplesmente Ronaldinho Gaúcho, que também tinha 24 anos e nove meses ao fim de 2004, ano da sua primeira eleição.
Por fim, Vini nasceu em 12 de julho de 2000, tem 24 anos e cinco meses. Ronaldo Fenômeno venceu com 20 anos em 1996.