Tostão elege time preparado do futebol brasileiro: “Há tempos”
Ex-jogador destacou a solidez do trabalho executado pelo clube nos últimos anos, mesmo sem contratações badaladas
Tostão voltou a tecer elogios ao planejamento executado pelo Fortaleza nos últimos anos. Em texto opinativo publicado na Folha de S. Paulo neste sábado (30), o comentarista analisou a reta final do Brasileirão Betano, e condicionou que o certame premia trabalhos sólidos, citando o Leão como exemplo.
No balanço feito, o ex-jogador pontuou que, diferentemente de outros times de grande tradição no país, o Fortaleza não possui um elenco estrelado, e sim uma coletividade com peças que dão certo sob o comando de Juan Pablo Vojvoda, o segundo técnico mais longevo do país, atrás somente de Abel Ferreira, do Palmeiras.
“O futebol possui também lógica. Em um campeonato longo e por pontos corridos, como o Brasileirão, no final prevalecem os times com melhores elencos, com raras surpresas”, iniciou Tostão.
“O Fortaleza, que não tem jogadores com o mesmo prestígio dos de outras grandes equipes, está entre os primeiros colocados porque se prepara há tempos para isso. O Fluminense, que luta para não ser rebaixado, não suportou a glória e a pressão do título da Libertadores”, acrescentou o ex-jogador.
No momento, o Fortaleza ocupa a quarta posição na tabela da Série A, com 65 pontos, e diante do revés para o Vitória neste final de semana, não tem mais chances de título. O clube, no entanto, ostenta a melhor campanha de um time nordestino na história dos pontos corridos.
Exaltado por Tostão, Fortaleza pode atingir feito marcante
Boa parte deste bom retrospecto elogiado por Tostão, o Fortaleza ostentou no Castelão. O palco que sempre está lotado é amuleto da equipe, que ainda não foi derrotada na Série A na condição de mandante. São 44 pontos em 54 possíveis, 29 gols marcados e apenas dois sofridos.
Se segurar o Internacional na última rodada, a equipe de Vojvoda entra para o rol seleto e enxuto de times que passaram o certame nacional invicto na condição de anfitrião durante uma edição completa do certame.
Vaga confirmada na Libertadores
Todo o bom desempenho computado na competição nacional garantiu o passaporte do Leão do Pici na Libertadores. O time nordestino iguala ao Bahia e vai disputar a sua terceira edição no torneio continental. Competições continentais têm sido realidade para o clube, que em 2023 foi vice da Sul-Americana.