Tostão subiu o tom contra o retrospecto do Atletico-MG na temporada 2024. Em texto publicado na coluna do jornal Folha de S.Paulo nesta terça-feira (03), o comentarista analisou a derrocada do alvinegro na finalíssima da Libertadores contra Botafogo, e colocou o time como uma decepção.
Cotado no início do ano como um dos favoritos a levar um titulo de destaque, o Atletico-MG sucumbiu nas competições copeiras, onde deu prioridade, e diferentemente do ano passado, ficou longe de brigar no topo da tabela na Série A.
“No futebol, o sucesso está muito próximo ao fracasso e ou à decepção. O Atlético-MG, que teve muitos méritos por chegar às finais da Copa do Brasil e da Libertadores, perdeu os dois títulos e não conseguiu vaga via Brasileirão para a Libertadores do próximo ano. É uma grande derrota para um clube que investiu tanto em contratações”, avaliou o ex-jogador.
Tostão critica elenco “galático”
Para Tostão, o elenco do Galo foi supervalorizado muitas vezes na temporada, e mostrou debilidade quando foi necessário poupar peças em detrimento dos torneios copeiros.
“Ao contrário do que a maioria dizia, o elenco do Galo não é bom. A equipe reserva, escalada várias vezes para poupar os titulares que disputavam as copas perdeu um grande número de partidas.
Teria sido melhor se o técnico tivesse poupado uns três jogadores diferentes a cada jogo para não perder a qualidade individual e coletiva”, complementou o comentarista.
Galo busca Sul-Americana
Sem vencer no Brasileirão desde o dia 9 de outubro, quando superou o Grêmio, o Atletico-MG vem em queda livre no certame, onde ocupa a 13ª posição, com 44 pontos.
Matematicamente, o time de Artur Jorge não tem mais chances de se classificar à Libertadores, e busca fechar a competição carimbando ao menos o passaporte para a “Sula”. A nota de corte é a 14ª posição. O Galo encerra a competição enfrentando o Vasco, em São Januário, e o Athletico, em Belo Horizonte.
Atletico-MG tem baixas contra o Vasco
Para o confronto diante do Gigante Colina, o técnico Gabriel Milito não poderá contar com Paulinho e Bernard. O camisa 10 passará por cirurgia, enquanto o outro atacante tem quadro de dores no joelho e também fica fora.