Tostão crava atacante ‘fora da curva’ no futebol brasileiro: “Talento”
Comentarista comparou jogador com astro espanhol que também vem encantando o futebol mundial pela qualidade mesmo com pouca idade
Tostão se notabiliza por análises precisas acerca do futebol brasileiro e mundial, prospectando atletas de potencial que podem brilhar com expressão. Na coluna da Folha de S. Paulo desta terça (10), ele voltou a exaltar Estêvão, do Palmeiras, citando que o garoto faz parte de um processo de evolução no esporte.
Apesar de ser crítico do excesso de pontas no futebol, indicando que o próprio camisa 41 do Verdão poderia ser utilizado no meio-campo, o ex-jogador não deixou de exaltar as características do atacante, fazendo um paralelo entre ele e Lamine Yamal, joia do Barcelona.
“Outra evolução é a dos pontas, geralmente canhotos que vão jogar pela direita. Driblam para o centro e finalizam ou dão passes decisivos. Alguns aprenderam a driblar para o lado e cruzar com o pé direito ou com a parte externa do pé esquerdo, de trivela”, iniciou Tostão, citando o jovem do Palmeiras em seguida.
“O espanhol Lamine Yamal e o brasileiro Estêvão, dois jovens de idades próximas, são muito parecidos no talento e nas características físicas e técnicas”, avaliou o lendário ex-jogador da seleção brasileira.
Em 2024, Estevão se consolidou de fato no profissional, acumulando 15 gols e 10 assistências em 45 jogos pelo time de cima.
Exaltado por Tostão, Estêvão fatura prêmio de revelação
No último final de semana, após o desfecho do Brasileirão, a CBF divulgou a lista com os melhores da temporada no certame nacional. Além de ter figurado na seleção do campeonato, Estêvão foi eleito o jogador revelação.
Recorde batido pela joia
Já no tradicional prêmio “Bola de Prata”, promovido anualmente pela ESPN, a joia do Palmeiras foi o grande destaque, levando três prêmios: craque do campeonato, revelação e também figurou no time da competição.
O atacante de 17 anos foi atleta mais jovem da história a receber a honraria da emissora de melhor jogador da competição, superando a marca de Gabriel Jesus, outra joia oriunda das categorias de base do Palmeiras.