Anualmente a empresa Sports Value divulga um estudo detalhado com o valor econômico dos principais clubes do Brasil (valuation). Um dos pontos de destaque é em relação aos times que mais se valorizaram nos últimos cinco anos.
O destaque no ranking fica com o Criciúma, que teve um crescimento de 298% entre 2020 até 2024. Em seguida, com 287% aparece o Red Bull Bragantino seguido do Botafogo, com 207%. fechando o Top-3.
Veja abaixo as oito equipes que tiveram a maior valorização percentual no cenário nacional.
Times SAF em destaque
O fato de termos três clubes com este modelo de gestão entre os oito mais valorizados é algo que chama atenção. Porém é importante citar que são times vivendo momentos distintos.
O Cuiabá, por exemplo, é clube-empresa desde sua fundação. Já no caso do Fortaleza temos uma das melhores gestões do futebol brasileiro, mesmo antes da mudança para SAF. Por outro lado, o Botafogo teve uma grande reestruturação após a compra do clube por John Textor.
Queda do Criciúma
O Tigre registrou a maior valorização econômica do futebol brasileiro nos últimos cinco anos, superando os principais times do país.
Porém com a queda para a segunda divisão do Brasileirão, a tendência é que na próxima temporada o Criciúma perca posições no ranking.
Também na Série B, o Atlético-GO é outra equipe que deverá ser impactada pelo rebaixamento.
Botafogo em alta
Campeão da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o Glorioso deverá apresentar um aumento ainda maior do seu valuation em 2025.
Além das conquistas esportivas, a valorização da marca, contando com as disputas recentes do Mundial Interclubes e a visibilidade do Mundial de Clubes em 2025 deverá manter o cenário de evolução fora de campo do Fogão.