Sormani polemiza ao indicar dois clubes sem apelo histórico no Brasil: “Nunca tiveram”
Jornalista fez comparação envolvendo o legado histórico de Pelé atuando pelo Santos
Fábio Sormani, em exercício de reflexão, avalia que Pep Guardiola teria interesse em treinar dois times do Brasil. Além do Santos, marcado como o clube em que Pelé fez história, o comunicador sinalizou a intenção do espanhol dirigir o Botafogo e se aprofundar na herança deixada por Garrincha.
Incluindo Flamengo e Palmeiras no discurso, Sormani não vê os dois clubes com o mesmo apelo histórico de Santos e Botafogo. Neste cenário, Zico foi colocado em um patamar abaixo em relação ao que foi visto de Pelé e Garrincha.
“Já pensou se o Guardiola pensasse em se aventurar e treinar um time do Brasil? Eu acho que seriam dois times que o Guardiola gostaria de dirigir no Brasil. O Botafogo do Garrincha e o Santos do Pelé. ‘Ah, Sormani, mas e o Flamengo?’. O Flamengo é um time de agora. ‘E o Palmeiras?’. Tem um pouco mais (de história).”, disse Sormani, em seu canal no YouTube.
“Esses times nunca tiveram um grande jogador. O Zico foi um grande jogador. O Zico foi um grande jogador, mas não tem o tamanho do Garrincha e muito menos do Pelé.”, acrescentou.
Momento atual do Santos
Apesar da projeção, Sormani não vê o Santos sendo atraente para receber um grande treinador. Diante disso, caso Guardiola chegasse ao Brasil, o jornalista considera de que técnico ficaria assustado com a falta de estrutura do Peixe.
“Imagina se o Guardiola dirigisse o Santos. Ele vem ao Brasil para conhecer as instalações do Santos. Ele volta correndo! O Santos está parado no tempo. Olha o estádio do Santos. Todos os times grandes têm um estádio bacana menos o Santos e o Vasco, que vai fazer a reforma de São Januário.”, alertou.
Sormani destaca falta de prestígio do Santos
Embora o Santos tenha sido campeão da Série B, Sormani não enxerga um futuro promissor no retorno à elite nacional. Compartilhando a visão de um amigo sobre o Peixe, o jornalista lamenta que o clube tenha sido administrado de forma irresponsável nos últimos anos.
“Eu vi a manifestação de um amigo que me acompanha nas redes sociais. ‘O Santos está sumindo, Sormani. O Pelé morreu e o Santos morreu também’. O Santos está sumindo! O Santos não tem mais cuidado com sua imagem. Sempre ficou a mercê de curiosos que acham que entendem de futebol e não conseguem dar um passo adiante.”, externou.