Fábio Sormani não poupou palavras para criticar os treinadores brasileiros e citou o domínio dos estrangeiros no cenário nacional. Ele citou o fato que os grandes clubes do estado de São Paulo estão com comandantes de outras nacionalidades neste momento.
“Todos os quatro grandes de São Paulo com técnicos estrangeiros. Os treineiros brasileiros ainda não se tocaram para a realidade. Eles estão muito defasados. E ainda não se deram conta disso”, descreveu o jornalista.
Palmeiras e Santos estão com portugueses: Abel Ferreira, no cargo desde 2020, e Pedro Caixinha, recém-contratado. Já Corinthians e SPFC têm argentinos no controle do time: Ramón Díaz e Luis Zubeldía.
Jorge Jesus revolucionou
Antes de JJ, o futebol brasileiro já tinha o costume de ter alguns técnicos de fora. No entanto, o sucesso dele, assim como Jorge Sampaoli no Santos, “escancarou” ainda mais as portas, especialmente para portugueses.
Virou moda a contratação de profissionais do país europeu. O Palmeiras encontrou em Abel Ferreira o casamento perfeito, enquanto o Botafogo teve a temporada mais importante de sua história com Artur Jorge.
Os argentinos também ganharam ainda mais espaço. Sendo assim, os comandantes brasileiros foram perdendo força ao passar do tempo e até o cargo na seleção brasileira entra em debate sobre se é ou não o momento de colocar um estrangeiro.
Sormani elege o melhor português do Brasil
Apesar da consistência do trabalho de Abel, que já faturou 10 taças em solo brasileiro, o jornalista exaltou o técnico do Botafogo, atual campeão da Copa Libertadores da América e Brasileirão Série A.
“A chegada do Artur Jorge muda tudo. O título foi conquistado pelo melhor time. O jeito que o Botafogo joga me agrada. Você tem Abel Ferreira e Artur Jorge, ambos portugueses e que ganharam a Libertadores. Quem você escolheria para comandar seu time? Eu escolheria o Artur Jorge”, definiu Sormani.