Nos últimos anos, o futebol brasileiro vem recebendo muitos treinadores de outros países, principalmente de Portugal e da Argentina, e consequentemente, os técnicos medalhões do Brasil estão sendo obrigados a se aposentarem, segundo o jornalista Fábio Sormani.
“Essa famosa dança das cadeias deixou de existir na Série A por conta de técnicos argentinos e portugueses. Por exemplo, antigamente, o Luxemburgo perdia o emprego aqui, três rodadas depois ele assumia outro time. O Joel Santana perdia o emprego ali, a mesma coisa acontecia”, destacou o comentarista, no “Opinião Placar”, no YouTube.
Em seguida, Sormani destacou seis técnicos muito experientes que caíram no ostracismo e não conseguem mais encontrar espaço no mercado.
“Hoje em dia não acontece mais isso. Tem técnico que sumiu do mapa. Oswaldo de Oliveira, Vanderlei Luxemburgo, Joel Santana, Celso Roth, Levir Culpi, Marcelo Oliveira… Todos sumiram porque hoje temos técnicos como Abel Ferreira, Artur Jorge, Vojvoda, Zubeldía, Ramón Díaz…”, prosseguiu.
Por que técnicos perderam espaço no mercado?
Segundo o comentarista, a perda de espaço no mercado nacional dos treinadores brasileiros é culpa exatamente deles próprios, que não são bons o suficiente para retomarem seus empregos.
“Lamentavelmente, os nossos técnicos, sejam eles de qualquer divisão, não são bons treinadores. A exceção de dois ou três. O resto é tudo mais do mesmo”, finalizou Sormani.
Sormani detona Carille
Além dos treinadores citados, o comentarista também reservou uma crítica ao trabalho de Fábio Carille, contratado pelo Vasco recentemente e que foi o comandante do Santos em 2024.
“O time do Vasco é ruim. É verdade. Mas o time do Santos era muito bom, a maior folha de pagamento da Série B, jogadores de Série A, e ele não conseguiu fazer o time jogar. A campanha foi vergonhosa”, iniciou Sormani.
“Se o Vasco vai contratar e ele vai conseguir fazer jogar… Eu duvido! O histórico recente dele mostra isso. Esteve no Athletico-PR, foi mal para burro. Esteve no Japão, não conseguiu fazer o time subir para a primeira divisão. Esteve no Santos, fez uma campanha lamentável. Eu tenho muita preocupação com o Vasco e com a torcida do Vasco”, detonou o jornalista.