O Santos retorna para a Série A do Brasileirão Betano com um cenário ainda de incertezas para seu torcedor. E fora de campo a equipe luta para conseguir reverter um cenário de queda do seu valor econômico.
Estudo publicado pela empresa Sports Value aponta que o Peixe está avaliado em R$ 925 milhões, considerando itens como o valor da sua marca, elenco profissional, entre outros.
O cenário mostra seguidas redução do seu valuation de 2022 para cá. A avaliação do clube é maior do que a que foi registrada em 2020, mas inferior a todos os anos seguintes.
O que impactou na redução econômica do Santos?
Os últimos anos de queda fazem o Peixe ter uma variação positiva de apenas 2%, a terceira mais baixa entre os 30 principais times do Brasil.
Apenas Coritiba e Ponte preta, com -9 e Santa Cruz, com -13. tiveram uma avaliação superior ao time do litoral paulista.
Na 14ª colocação do ranking, o Santos teve como principais fatores para a queda a perda do valor da sua marca, muito pela queda para a segunda divisão, e em relação ao valor do seu elenco de atletas.
Situação para 2025
De volta a Série A do Brasileirão Betano, o Santos buscará qualificar seu elenco para seguir na elite nacional. Mas o desafio não será fácil, justamente pelo momento financeiro do clube.
A diretoria santista ainda não definiu seu treinador para o próximo ano, mas os rumores são de que Paulo Pezzolano, ex-treinador do Cruzeiro, é o alvo alvinegro. Já o plano B seria Renato Gaúcho, que deve se despedir do Grêmio ao fim do Brasileirão.
Luis Castro, ex-Botafogo, teve conversas com o Peixe, mas sem chegar a um acordo financeiro.