Roberto Carlos, mesmo sendo lateral, acumulou números impressionantes na carreira. Ao longo de 1116 jogos, o pentacampeão balançou as redes 127 vezes, motivo pelo qual as subidas ofensivas costumavam levar perigo. Neste cenário, o ídolo do Real Madrid acredita que, ao lado de Cafu, revolucionou a posição de lateral no futebol.
“Com Cafu, eu tenho a sensação de que revolucionamos a posição de lateral ao projetarmos constantemente e não apenas (ficar na) defesa.”, opinou Roberto Carlos, em entrevista ao L’Equipe.
“Na França, Lizarazu e Patrice Evra também seguiram esse caminho.”, acrescentou.
Melhor lateral-esquerdo da história?
Recentemente, Roberto Carlos sinalizou que Marcelo foi o melhor lateral-esquerdo da história do futebol. Avaliando que foi superado por Paolo Maldini, o ex-jogador quis prestigiar o compatriota em desafio de lendas da posição.
“Maldini é o meu professor.”, afirmou Roberto Carlos, em entrevista ao GOAL.
Roberto Carlos recorda “derrota” contra Ronaldo
Em 2002, Roberto Carlos esteve cotado para vencer o prêmio de melhor jogador do mundo. Porém, segundo o ex-lateral, o desempenho de Ronaldo na final da Copa do Mundo foi crucial para o Fenômeno ficar com a Bola de Ouro.
“Sempre digo ao Ronaldo que aquela Bola de Ouro era minha e que ele a roubou de mim. Ouvi dizer que até a final da Copa do Mundo de 2002 eu era favorito, então perdi esse troféu em noventa minutos… mas ser o segundo colocado na Bola de Ouro como defensor é extraordinário quando se pensa nisso.”, relatou.