O ex-volante Paulinho, que pendurou as chuteiras esse ano, teve uma carreira de sucesso, atuando por Corinthians, Tottenham, Barcelona e seleção brasileira.
Em entrevista ao “Charla Podcast”, Paulinho foi questionado se a questão física seria a principal diferença dos europeus para os brasileiros. Vale destacar que além de atuar na Europa, o jogador enfrentou um time europeu quando jogava no Brasil, que foi o embate diante do Chelsea no Mundial de Clubes.
Então, o ex-jogador entende que não é a questão física e sim o entendimento de jogo. Para eles, os jogadores europeus conseguem “correr certo” dentro de campo.
“Na minha opinião não é o físico a principal diferença. Aqui no Brasil os jogadores são preparados, tem jogo que é pancadaria. Eu acho que o que mais pega é o entendimento de jogo”, iniciou.
“Uma vez me falaram que na Europa parece que os caras correm menos, se antecipam sem fazer esforço. E isso é o entendimento de jogo. Aqui no Brasil, tem clubes que você começa a ver aquela correria… o entendimento dos europeus é o que mais faz a diferença”, completou Paulinho.
Carreira de Paulinho, ídolo do Corinthians
Paulinho teve suas primeiras oportunidades como jogador profissional atuando pelo Vilnius, da Lituânia e ŁKS Łódź, da Polônia. Depois, chegou ao Brasil em 2008 para jogar no Osasco Audax. No ano seguinte, foi para o Bragantino, onde se destacou e chamou a atenção do Corinthians.
Em 2010, então, chegou ao Timão e começou a sua história de idolatria no clube. Venceu Brasileirão, Libertadores, Mundial e Paulistão, sempre sendo destaque em campo.
Em 2013 foi jogar no Tottenham, da Inglaterra e depois no futebol chinês, atuando no Guangzhou. Entre 2017 e 2018, foi jogar no poderoso Barcelona, ao lado de Lionel Messi.
Em 2018, retorna ao futebol chinês e em 2021, tem uma rápida passagem pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita, até retornar ao Corinthians em 2022, se aposentando em 2024. Pela seleção brasileira, foi convocado entre 2011 e 2018, disputando as Copas do Mundo de 2014 e 2018.