Home Esportes Olímpicos Pan-Americano de 2037 recebe candidatura de duas cidades brasileiras

Pan-Americano de 2037 recebe candidatura de duas cidades brasileiras

Rio de Janeiro foi palco evento em 2007, enquanto a cidade de São Paulo organizou a disputa em 1963

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Pan-Americano pode acontecer no Rio de Janeiro e Niterói (Harry How/Getty Images)

Pan-Americano pode acontecer no Rio de Janeiro e Niterói (Harry How/Getty Images)

O Pan-Americano pode voltar ao estado do Rio de Janeiro após trinta anos da primeira edição. Depois de 2007, a capital carioca quer receber a edição de 2037, mas em candidatura que pode dividida com Niterói.

Na última terça-feira (3), equipes da prefeitura do Rio de Janeiro e Niterói entregaram a candidatura conjunta dos dois municípios. A cerimônia de oficialização ocorreu no Centro de Treinamento do COB, localizado no Parque Aquático Maria Lenk.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nova edição no Brasil?

Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil até o fim de 2024,ressaltou a importância da capital carioca no cenário esportivo nacional, uma das mais lembradas internacionalmente: “Rio de Janeiro e Niterói são cidades esportivas, celeiros de grandes atletas, assim como é São Paulo.

Agora cabe à Assembleia do COB definir o melhor projeto entre as duas candidaturas em um processo natural e protocolar que deve ser feito.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a concorrência entre duas propostas, nós acreditamos na possibilidade de uma candidatura muito forte do Brasil”, enfatizou o dirigente.

Corrida contra o tempo

Segundo cronograma estabelecido pela Panam Sports, entidade principal do esporte na Américas, o COB tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para oficializar a candidatura brasileira à entidade continental.

Junto a este documento, deverão ser encaminhadas cartas assinadas pelos representantes dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal) se comprometendo a cumprir todos os requisitos e oferecendo as garantias necessárias para a realização da competição. Cada país pode apresentar apenas uma candidatura.

PUBLICIDADE

A decisão da cidade brasileira concorrente ao Pan de 2031 será tomada pela Assembleia Geral do COB após a segunda quinzena de janeiro. Na Assembleia, as cidades candidatas apresentarão suas propostas e caberá ao colegiado do COB definir a representante brasileira para a Panam Sports.

PUBLICIDADE

Evento de 2027 já tem sede definida

Enquanto, o COB não define a candidatura brasileira, a sede de 2027, já está escolhida: é a cidade de Lima no Peru. A capital do país andino substituí Barranquilla na Colômbia, que não cumpriu obrigações financeiras junto a Panam Sports, organização máxima desportiva das Américas.

Vale lembrar que o País, já sediou as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Além disso, São Paulo organizou os Jogos Pan-Americanos de 1963. A capital paulista, também está sondando a Panam Sports para organizar o evento em 2031.

Better Collective