O Pan-Americano pode voltar ao estado do Rio de Janeiro após trinta anos da primeira edição. Depois de 2007, a capital carioca quer receber a edição de 2037, mas em candidatura que pode dividida com Niterói.
Na última terça-feira (3), equipes da prefeitura do Rio de Janeiro e Niterói entregaram a candidatura conjunta dos dois municípios. A cerimônia de oficialização ocorreu no Centro de Treinamento do COB, localizado no Parque Aquático Maria Lenk.
Nova edição no Brasil?
Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil até o fim de 2024,ressaltou a importância da capital carioca no cenário esportivo nacional, uma das mais lembradas internacionalmente: “Rio de Janeiro e Niterói são cidades esportivas, celeiros de grandes atletas, assim como é São Paulo.
Agora cabe à Assembleia do COB definir o melhor projeto entre as duas candidaturas em um processo natural e protocolar que deve ser feito.
Com a concorrência entre duas propostas, nós acreditamos na possibilidade de uma candidatura muito forte do Brasil”, enfatizou o dirigente.
Corrida contra o tempo
Segundo cronograma estabelecido pela Panam Sports, entidade principal do esporte na Américas, o COB tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para oficializar a candidatura brasileira à entidade continental.
Junto a este documento, deverão ser encaminhadas cartas assinadas pelos representantes dos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal) se comprometendo a cumprir todos os requisitos e oferecendo as garantias necessárias para a realização da competição. Cada país pode apresentar apenas uma candidatura.
A decisão da cidade brasileira concorrente ao Pan de 2031 será tomada pela Assembleia Geral do COB após a segunda quinzena de janeiro. Na Assembleia, as cidades candidatas apresentarão suas propostas e caberá ao colegiado do COB definir a representante brasileira para a Panam Sports.
Evento de 2027 já tem sede definida
Enquanto, o COB não define a candidatura brasileira, a sede de 2027, já está escolhida: é a cidade de Lima no Peru. A capital do país andino substituí Barranquilla na Colômbia, que não cumpriu obrigações financeiras junto a Panam Sports, organização máxima desportiva das Américas.
Vale lembrar que o País, já sediou as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Além disso, São Paulo organizou os Jogos Pan-Americanos de 1963. A capital paulista, também está sondando a Panam Sports para organizar o evento em 2031.