O mercado da bola 2025 promete agitar o futebol brasileiro. Contudo, no São Paulo não há grande expectativa de grandes contratações, como bem colocou Muller, ídolo do clube paulista. Diferentemente de alguns rivais, o Tricolor vai ‘apertar os cintos’ para conter uma dívida que se aproxima na casa de R$ 1 bilhão.
Após a derrota para o Juventude por 2 a 1, no Morumbi, o técnico Luis Zubeldía ‘cobrou’ publicamente a chegada de cinco jogadores para incorporar o plantel. Na visão do comentarista da TV Gazeta, os pedidos não deverão ser atendidos.
“Não adianta. Ele quer, mas querer não é poder, até porque o São Paulo não tem dinheiro. O Zubeldía quer cinco estrangeiros, mas o São Paulo já tem nove. Então, quanto mais estrangeiro contrata, menos oportunidade tem a base. Tem dois meninos, o Ferreira e Ryan, dois jogadores preciosos”, avaliou Muller.
Muller usa Palmeiras como exemplo
Na falta de recursos, cada vez mais se faz necessário um olhar especial para as categorias de base. Na semana passada, o time sub-20 do SPFC conquistou o título da Copa do Brasil e alguns destes meninos pedem passagem no elenco principal.
“O que tem que ser feito? Em janeiro, deixa o profissional, treinando. O Abel Ferreira sabe fazer isso como ninguém na base do Palmeiras. Esse jogador, Vitor Reis, Fabinho, até o Estêvão mesmo. Estão lá há um ano e meio treinando. Aí, quando entra no profissional para estrear, não tem muita dificuldade para ambientar”, aconselha Muller.
Mescla no Paulistão?
Com o calendário apertado, o São Paulo deverá utilizar alguns garotos nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista, uma vez que o elenco principal estaria realizando a pré-temporada nos EUA. Segundo Carlos Belmonte, diretor de futebol, há um planejamento interno sendo debatido.
“Se nada mudar, de primeiro momento, é importante eles (meninos da base) disputarem a Copa São Paulo e ficarem no banco contra o Botafogo-SP, quando mandaremos dos EUA para cá de 11 a 12 atletas do elenco principal e o banco seria composto pelos meninos que estariam disputando a Copinha. Essa é nossa ideia inicial”, explicou ao UOL.