Milton Neves, Emerson Leão e Nilson Cesar chegaram a uma conclusão muito parecida em comparações recentes entre grandes nomes do futebol brasileiro e mundial.
Na opinião do trio, dois meias injustiçados no Brasil jogaram mais do que duas referências europeias da posição em todos os tempos.
Na visão do comunicador, do ex-goleiro e do narrador, Ademir da Guia foi um jogador do mesmo patamar ou acima de dois meias clássicos que brilharam em Copas do Mundo.
Milton Neves exaltou Enéas
Johan Cruyff e Zinedine Zidane foram citados pelos cronistas. Em coluna no UOL Esporte, Milton Neves lembrou não apenas do Divino, apontado como o maior jogador da história do Palmeiras, como também colocou o saudoso Enéas, consagrado na Portuguesa nos anos 70, acima do camisa 14 da seleção holandesa de 1974.
“Enéas, assim como Ademir da Guia, foi melhor que Cruyff, mas não avisou!”, exclamou o comunicador, enfatizando um estilo ‘calado’ dos dois meio-campistas brasileiros.
Leão colocou Ademir da Guia na frente de Zidane e de Cruyff
Já Emerson Leão enalteceu o antigo camisa 10 palmeirense em duas entrevistas recentes. No podcast Futebol é Minha Vida, o ex-camisa 1 da seleção brasileira exaltou o companheiro do Verdão, que também esteve junto com o arqueiro na Copa do Mundo de 1974.
“O Zidane foi muito técnico e muito bom. Mas o Ademir da Guia foi melhor que ele”, disse Leão, que reforçou os elogios ao Divino no podcast Um Assado para…, citando também o craque da Laranja Mecânica carrasca do Brasil no Mundial de 50 anos atrás. “Pra mim, ele [Ademir da Guia] foi melhor que o Cruyff”, definiu.
Nilson Cesar concordou com Milton Neves e Leão. No podcast Arquibancada Tricolor, o locutor esportivo da Jovem Pan foi categórico ao mencionar o ex-camisa 10 francês.
“Um cara que eu acho melhor que o Zidane? Ademir da Guia. O Ademir nunca foi titular da seleção e ele era melhor que o Zidane”, pontuou o narrador.