PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Luxemburgo, Leão e Nilson Cesar elegem camisas 10 do Brasil melhores que Zidane

Luxemburgo, Leão e Nilson Cesar elegem camisas 10 do Brasil melhores que Zidane

O ex-goleiro e o narrador esportivo indicaram um antigo craque brasileiro, enquanto o treinador optou por outro meio-campista

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Vanderlei Luxemburgo, Emerson Leão e Nilson Cesar (Rodrigo Coca/Ag. Corinthians e Reproduções/YouTube)

Vanderlei Luxemburgo, Emerson Leão e Nilson Cesar (Rodrigo Coca/Ag. Corinthians e Reproduções/YouTube)

Mesmo que Zinedine Zidane tenha sido o carrasco do Brasil nas Copas de 1998 e 2006, o craque da seleção francesa aparece um patamar abaixo de grandes camisas 10 do Brasil que não ganharam Mundiais com a camisa da seleção brasileira. Essa é a opinião de Vanderlei Luxemburgo, Emerson Leão e Nilson Cesar.

O treinador ficou ao lado de Zico, enquanto o ex-camisa 1 e o locutor esportivo deram opiniões parecidas ao exaltarem Ademir da Guia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na opinião de ambos, o clássico camisa 10 do Palmeiras conhecido como Divino é um dos craques mais injustiçados da história do futebol brasileiro, se posicionando na frente de Zidane.

Enquanto o campeão do mundo em 1998 é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, Ademir da Guia disputou apenas o Mundial de 1974, sendo reserva da seleção brasileira comandada por Zagallo. O Velho Lobo só escalou o Divino na decisão do terceiro lugar, vencida pela Polônia por 1 a 0.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Exaltações a Ademir da Guia

O titular daquele escrete canarinho de 50 anos atrás era Emerson Leão. No podcast Futebol é Minha Vida, o consagrado camisa 1 que seria técnico da seleção fez questão de enaltecer seu ex-companheiro de Palmeiras nos tempos da Segunda Academia nos anos 70.

Na entrevista, Leão reconheceu o talento do camisa 10 francês, mas ficou do lado do Divino. “O Zidane foi muito técnico e muito bom. Mas o Ademir da Guia foi melhor que ele”, declarou.

“A capacidade do Ademir da Guia… os caras falavam que ele era lento. Eu via ele treinar ‘lento’ na corrida. As passadas dele eram bonitas e largas”, analisou o arqueiro consagrado no Alviverde, tricampeão mundial em 1970 e titular em 1974 e 1978.

PUBLICIDADE

No podcast Arquibancast do canal Arquibancada Tricolor, Nilson Cesar trouxe uma opinião idêntica. O experiente narrador da Jovem Pan também colocou Ademir da Guia um degrau acima do craque dos Les Bleus.

PUBLICIDADE

“Zidane, um fenômeno. Sabe, um cara que eu acho melhor que o Zidane? Ademir da Guia. O Ademir nunca foi titular da seleção e ele era melhor que o Zidane”, opinou o locutor esportivo.

A defesa de Luxemburgo a Zico

Por fim, Vanderlei Luxemburgo também citou o camisa 10 francês ao colocar o Galinho de Quintino na frente do atleta consagrado em clubes como Juventus e Real Madrid.

“O Zidane chegar perto do Zico? Não tem como! São coisas que vocês [mais jovens] não viram”, afirmou o experiente treinador em entrevista para o PodCareClub. “O futebol não nasceu há 20 anos. Os jovens discutem a realidade de hoje como se fosse a realidade máxima”.

Defensor do eterno craque do Flamengo, Luxa dirigiu Zinedine Zidane durante a passagem do técnico pelo clube merengue durante toda a temporada de 2005.

PUBLICIDADE

Better Collective