Luxemburgo indica técnico diferenciado do Brasil hoje: “Se apresentou”
Treinador chamou atenção para perfil ousado do profissional em confrontos decisivos da temporada que se mostrou vitoriosa em 2024
Vanderlei Luxemburgo publicou um vídeo de balanço da temporada nesta quarta (11) no Instagram e aproveitou para parabenizar o Botafogo pela campanha sólida apresentada no futebol sul-americano. Nos comentários, ele não deixou de dar méritos ao trabalho de Artur Jorge, enaltecendo pontos diferenciais do português.
Na avaliação de Luxa, o Glorioso conseguiu ostentar por meio de seu treinador, um futebol vertical e incisivo. Nos elogios, ele afirmou que o perfil arrojado do profissional foi exemplificado em diversos jogos da temporada, incluindo a finalíssima da Libertadores frente ao Atlético-MG.
Na oportunidade, Artur Jorge perdeu Gregore expulso com menos de 30 segundos, e não retraiu o time colocando um defensor. Apesar de estar em desvantagem, o time carioca venceu pelo placar de 2 a 1, faturando assim o título inédito do torneio continental.
“O Botafogo ganhou com merecimento e agora é desfrutar. Eu acho que o time deu uma demonstração de que tem um comandante bom e sabe aquilo que está fazendo”, iniciou Luxemburgo.
“Nos momentos difíceis, ele se apresentou como um comandante. No jogo contra o Atletico-MG, por exemplo, que manteve o time após a perda do jogador. O Botafogo está de parabéns pela conquista”, opinou o treinador.
Exaltado por Luxemburgo, Botafogo deve ter saídas de peso para 2025
Apesar de um ano histórico, o Glorioso deve se movimentar intensamente no mercado para repor peças que irão deixar o elenco. Nomes como Marçal, Óscar Romero e Tchê não terão vínculos renovados. Adryelson e Pablo retornam de empréstimo para Lyon e Flamengo, respectivamente.
Para completar, o argentino Thiago Almada, que veio cedido por empréstimo junto ao Lyon, é outro que também não permanece para a próxima temporada. Além dos sete atletas, o clube não descarta outras perdas, incluindo a do próprio técnico Artur Jorge, que vem sendo especulado fora do país.
No mercado de técnicos para 2025
Sem trabalhar no futebol brasileiro desde setembro de 2023, Luxemburgo ainda segue com futuro incerto na carreira. Em entrevistas recentes, o treinador não descartou uma aposentadoria da profissional, ao menos que surja uma proposta muito tentadora e com respaldo para ele atuar nos bastidores.
O último trabalho do experiente profissional foi no Corinthians. No Timão, ele acumulou 38 partidas, com 14 vitórias, 12 empates, 12 derrotas, em uma trajetória que durou cinco meses, e foi encerrada após tropeço no jogo de ida da final na Sul-Americana diante do Fortaleza.