Luta contra rebaixamento, eliminações e resiliência: veja como foi a temporada do Grêmio em 2024
O Tricolor Gaúcho viveu um ano complicado em 2024, lidando com vários problemas esportivos e um desastre natural no Sul
O Grêmio não trouxe muitas alegrias para seu torcedor em 2024. O ano foi de muitas dificuldades dentro de campo e fora dele, com atuações ruins e má campanha do treinador Renato Portaluppi, que sairá do clube para dar lugar a Gustavo Quinteros.
Confira agora os principais detalhes do Grêmio em 2024:
Como foi a temporada do Grêmio em 2024?
Hegemonia no Gauchão
O Grêmio começou o ano muito bem, com vários atletas tendo muito destaque do estadual, entre eles Pavón, Diego Costa e Cristaldo. O Tricolor chegou até a decisão contra o Juventude e conquistou o título novamente, deixando o rival Internacional novamente na “fila de espera”.
Enchente e dificuldades no início do Brasileirão
No início de maio, o Rio Grande do Sul foi atingido pelo maior desastre natural da história do Brasil. Uma enchente sem igual no país e que deixou milhões de pessoas afetadas por todo o estado.
Os jogadores do Grêmio e do Internacional foram diretamente atingidos e ficaram sem treinar por várias semanas, além de estarem envolvidos em atividades sociais e no resgate de pessoas atingidas pelo desastre.
Os estádios de ambos os clubes foram atingidos e a Arena do Grêmio, em especial, chegou a ficar um mês submersa pelas águas do Lago Guaíba. Como consequência, os times gaúchos voltaram às competições em junho sem ritmo de jogo e sem local para mandar seus jogos, atuando em outros estados e cidades para seguir disputando.
O Grêmio acabou tendo um início de Brasileirão muito ruim, atuando sempre longe da Arena e se vendo na luta contra o rebaixamento.
Eliminações na Libertadores e Copa do Brasil
Além da campanha ruim no Brasileirão, o Grêmio também não foi bem nas copas. Na Libertadores, o Tricolor pegou o Fluminense nas oitavas de final após ter muitas dificuldades na fase de grupo. Apesar de ter vencido o primeiro jogo por 2 a 1, o time de Renato perdeu na volta pelo mesmo placar e acabou eliminado nos pênaltis.
Na semana anterior, o Grêmio já havia sido eliminado pelo Corinthians nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Tricolor decepcionou contra os paulistas e, após dois empates em 0 a 0, perdeu nos pênaltis.
As eliminações resultaram em muitas críticas ao contestável trabalho de Renato Portaluppi em 2024. Tanto Corinthians contra o Fluminense enfrentavam no período crises esportivas imensas e lutavam para sair da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Luta contra o rebaixamento
Todo o trabalho ruim executado em 2024, somado às consequências da enchente, que prejudicou o desempenho do Grêmio dentro de casa, resultou em uma campanha muito ruim e a luta contra o rebaixamento nas últimas semanas do Brasileirão Série A.
O Tricolor passou muitas rodadas no Z-4 ou nas imediações e foi somente nas últimas rodadas que conseguiu, a muitos custos, os pontos necessários para escapar do rebaixamento. Entretanto, ficou claro que a queda para a segunda divisão não se deu somente por um detalhe.
Renato Portaluppi perde apoio dos torcedores no Grêmio
A campanha ruim no Brasileirão e as eliminações nas copas fizeram a grande maioria dos torcedores gremistas perderem a paciência com o treinador Renato Portaluppi que, apesar de ser o maior ídolo da história do clube, passou a ser contestado em todos os jogos.
Decisões polêmicas, atuações ruins e estratégias contestáveis foram somente alguns dos pontos que resultaram na ruptura da “relação” sempre muito positiva entre os torcedores e Renato. Como resultado, o técnico confirmou sua saída para 2025, com Gustavo Quinteros, ex-Velez Sarsfield, sendo confirmado para o cargo.