Referência na posição de zagueiro, Lugano novamente colocou Gustavo Gómez entre os melhores do Brasil. Nesta segunda (9), o capitão do Palmeiras venceu pela 4a vez (2019, 2020, 2022 e 2024) o Prêmio ESPN Bola de Prata.
Para o ídolo do São Paulo, a escolha foi merecida. Em sua análise, Gómez vai na contramão do perfil que virou’moda’ entre os analistas, o chamado zagueiro construtor. O paraguaio tem como principal característica a seriedade, virilidade e liderança dentro do campo.
“Ele é um zagueiro com muita seriedade, regularidade. Não tem contusão, expulsão. É um cara sério. Hoje está na moda zagueiro que tem que jogar bonito, mas esquecem que tem que jogar bem. É você desarmar, ter domínio de área, fazer gols, liderar a zaga, organizar seus companheiros. São muitas funções”, destacou Lugano.
Neste cenário, entende-se por que o Palmeiras permanece competitivo a cada ano que passa, pois tem atletas como Gómez que são exemplos para os demais.
“Por isso, o Palmeiras, pelo quarto ano consecutivo, competiu até a última rodada. Tem jogadores com essa seriedade, regularidade e compromisso com o trabalho”, disse o uruguaio.
Números de Gustavo Gómez
No Palmeiras desde 2018, Gustavo Gómez totaliza 324 jogos com a camisa do Verdão. Ao todo, são 37 gols e dez assistências. Estrangeiro com mais títulos na história do clube paulista, o zagueiro possui 12 taças, incluindo duas edições da Copa Libertadores.
Elogiado por Lugano, o zagueiro projeta futuro
Acostumado a ganhar títulos, Gómez, em 2024, ergueu ‘apenas’ a taça do Paulistão. Apesar disso, valorizou a luta de todos os jogadores até a última rodada do Campeonato Brasileiro. Agora, projeta um novo ano repleto de desafios.
“Independente das dificuldades que tivemos no ano, lutamos até o fim. Obviamente, passa uma avaliação interna para melhorar para o próximo ano, que é um ano muito desafiante. Tem o Super Mundial, tem Libertadores, o Campeonato Paulista. Eu ainda tenho contrato”.