Perfil especializado em rankings históricos do futebol mundial, o Gol del Corazón elaborou uma lista dos 100 maiores defensores de todos os tempos, incluindo laterais e zagueiros. Entre os brasileiros, Nilton Santos acabou não sendo o maior lateral do país.
A conta no Instagram comandada pelo jornalista boliviano Diego del Barrío definiu Cafu não apenas como o maior lateral do país como também do futebol mundial.
O camisa 2 que ergueu a taça do pentacampeonato em 2002 foi o lateral mais bem posicionado entre os 100 melhores defensores de todos os tempos do planeta, posicionado na quinta colocação.
O segundo maior lateral de todos os tempos para o Gol del Corazón também é brasileiro e contemporâneo de Cafu: Roberto Carlos na nona posição. Em 11º lugar, ficou Daniel Alves como o terceiro lateral mais bem colocado.
Outros laterais que ficaram na frente de Nilton Santos
O histórico Nilton Santos, que foi bicampeão mundial pela seleção brasileira em 1958 e 1962, foi apenas o 11º lateral mais lembrado por Diego del Barrío, que é um estudioso da história do futebol mundial.
O defensor consagrado pelo Botafogo ficou na 24ª colocação no geral, no ranking que também considera também zagueiros.
Na frente de Nilton Santos, ficaram laterais como o espanhol Dani Carvajal (15º), os italianos Facchetti (16º) e Cabrini (18º), Marcelo (19º), o alemão Philipp Lahm (21º), Carlos Alberto Torres (22º) e o holandês Krol (23º).
Entre os outros laterais brasileiros no ranking, aparecem Djalma Santos (26º), Jorginho (59º) e Júnior (64º).
Maldini foi eleito o melhor
No topo do ranking entre os maiores defensores de todos os tempos, ficou o italiano Paolo Maldini.
Embora também tenha jogado como lateral-esquerdo, alternou com as atuações como zagueiro durante sua carreira pelo Milan e pela Squadra Azzurra.
Completam o top-10 entre zagueiros e laterais: Frank Beckenbauer (2º), Franco Baresi (3º), José Nasazzi (4º), Cafu (5º), Sergio Ramos (6º), Daniel Passarella (7º), Ronald Koeman (8º), Roberto Carlos (9º) e Bobby Moore (10º).