O Gol del Corazón no Instagram é conhecido por publicar rankings e levantamentos históricos do futebol. O perfil organizado pelo jornalista e pesquisador boliviano Diego Del Barrío divulgou uma lista com os 100 maiores treinadores de todos os tempos. Multicampeão pelo Real Madrid, Carlo Ancelotti compõe o pódio na terceira colocação.
O italiano é superado por Pep Guardiola, na visão do Gol del Corazón. Mesmo que o espanhol viva seu pior momento no Manchester City com uma sequência de resultados negativos, Guardiola é o primeiro colocado na seleta lista.
Na segunda posição, está Sir Alex Ferguson. O lendário técnico escocês dirigiu o Manchester United ininterruptamente entre 1986 e 2013.
Restante do top-10, com Guardiola, Ferguson e Ancelotti no pódio
O holandês Rinus Michels, marcado pelo trabalho na seleção de seu país vice-campeã da Copa do Mundo de 1974, ficou na quarta colocação.
Em quinto lugar, ficou outro treinador vice-campeão mundial: o italiano Arrigo Sacchi. O profissional perdeu nos pênaltis o título da Copa de 1994 para o Brasil e teve uma carreira consagrada por muitos títulos no Milan nos anos 80 e 90.
Também integram o top-10: o argentino Helenio Herrera (6º lugar), o bicampeão mundial pela seleção italiana Vittorio Pozzo (7º), o argentino Carlos Bianchi (8º) e o italiano Nereo Rocco (9º).
Telê Santana é o melhor brasileiro
O treinador da seleção brasileira nas Copas de 1982 e 1986 é o único do país no top-10, ocupando exatamente a décima posição. Telê Santana deixou para trás nomes como Zagallo, que foi posicionado em 24º lugar.
Ao todo, foram oito técnicos no futebol brasileiro incluídos na relação do Gol del Corazón. Também despontam na lista: Lula (32º), Felipão (37º), Vicente Feola (51º), Antônio Lopes (69º), Carlos Alberto Parreira (86º) e Aymoré Moreira (97º).