Gabriel Bortoleto conseguiu um belo segundo lugar na corrida sprint do GP de Abu Dhabi da Fórmula 2. A prova realizada neste sábado (7), viu o brasileiro abrir 5,5 pontos sobre o francês Isack Hadjar que é o vice-líder do mundial. Agora, a disputa entre os dois está 196,5 a 191 em favor do primeiro.
A vitória ficou com o espanhol Josep Maria Marti e Paul Aron fechou o pódio no circuito de Yas Marina. Atrás do estoniano da Hitech vieram em ordem: Dino Beganovic, Oliver Bearman, Isack Hadjar, Luke Browning, Richard Verschoor e Oliver Goethe completaram o top 10.
A corrida sprint
Bortoleto saiu em nono pelo grid invertido, depois da classificação da última sexta-feira (6). Ele via Isack Hadjar se colocar na sexta posição. Mas depois da luz verde, tudo mudou. O francês da Campos Racing ficou entre Oliver Goethe e o japonês Ritomo Miyata e foi acertado por ambos. Assim, Hadjar caiu para 12º lugar.
Enquanto isso, Gabriel se aproveitou muito bem da confusão, logo a frente, e no meio do giro inicial, já era o 5º colocado.
Na ponta, Marti fez um belo mergulho passando Aron, Maini e Cordeel para não sair mais do posto, até a bandeira quadriculada.
Em uma postura agressiva, Bortoleto passou por Joshua Durksen, Amaury Cordeel e pelo companheiro de Invicta, Kush Maini. Com isso, o paulista de 20 anos fincou lugar na vice-liderança do GP no Oriente Médio.
Mais atrás, Isack Hadjar tinha dificuldades para escalar Dino Beganovic e teve que contar com a sorte. Isso, porque Joshua Durksen foi acertado por Amaury Cordeel e o paraguaio da AIX teve que abandonar a disputa. Por isso, Cordeel levou dez segundos de punição.
Um lance que poderia ser de sorte para Isack foi a punição de cinco segundos para Oliver Bearman da PREMA. O inglês ultrapassou o limite de pista em três ocasiões. Mas Isack Hadjar terminou mesmo fora do top 5.
Onde assistir a decisão da F2
A grande decisão da Fórmula 2 e que pode ter o título de Gabriel Bortoleto ficou mesmo para este domingo (8), às 6h25 da manhã. O sinal será exclusivo da TV Band. Sergio Mauricio narra com comentários de Max Wilson e reportagens de Mariana Becker.