Gabriel Bortoleto estreia pela Sauber F1 em teste de pós-temporada
Brasileiro assinou com equipe para correr na categoria a partir do mundial de 2025 ao lado de Nico Hulkenberg
O ano de 2025 nem começou e Gabriel Bortoleto já fez sua estreia na Fórmula 1 como piloto oficial. O brasileiro pilotou seu Sauber 98 e registrou o oitavo tempo na primeira parte dos testes de pós-temporada.
As atividades de teste ocorrem no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, nesta terça-feira (10) com pilotos estreantes e novatos. Bortoleto registrou o tempo de 1:25.306 em seu melhor giro de 70 voltas.
Felipe Drugovich também participa dos testes coletivos como titular da Aston Martin. O paranaense marcou 1:25.819 se colocando na 13ª posição em um programa de 63 voltas.
A liderança da tabela de tempos ficou com Carlos Sainz na Williams. O espanhol estabeleceu 1:24.435 com Lando Norris vindo atrás na McLaren e Charles Leclerc pela Ferrari em 3º.
O resto do top 10 nas atividades da manhã do Oriente Médio ficou assim: Jack Doohan, Frederik Vesti, O’Ward, Antonio Fuoco, Bortoleto, Luke Browning e Paul Aron. Destes dez, cinco serão titulares em 2025. Esses são os casos de Sainz, Norris, Leclerc, Doohan e Gabriel Bortoleto.
Brasileiro foi campeão da Fórmula 2
Gabriel chegou com moral aos testes após ser campeão da F2 no último fim de semana no mesmo circuito de Abu Dhabi. Ele foi anunciado pela Sauber F1 como titular no último mês de novembro ao lado do alemão Nico Hulkenberg.
A entrada do piloto de Osasco põe fim a um jejum de sete anos sem um competidor do Brasil em tempo integral na categoria. O último foi Felipe Massa na Williams em 2017.
Pilotos testam pneus
O grande objetivo desses testes são colocar os novos pneus desenvolvidos pela Pirelli em ação. Mas os modelos mais recentes estão nos carros dos pilotos considerados titulares pelas equipes. Enquanto isso, os novatos levam exemplares antigos em carros sem alterações de aerodinâmica.