Gabriel Bortoleto lidera F2 por meio ponto após pódio no GP do Catar
Brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro mas foi punido e caiu para terceiro no resultado final
Gabriel Bortoleto passou sufoco na corrida longa no GP do Catar da Fórmula 2. Isso, porque o brasileiro da equipe Invicta venceu a prova, mas foi punido com cinco segundos por entrar no box com a área fechada, após a entrada do safety car.
“Cometi um erro, obviamente, então eles não podem mudar a regra. A penalidade foi justa, eu só percebi quando era tarde demais”, disse Bortoleto ao UOL Esporte.
Sendo assim, Gabriel terminou na soma dos tempos com a terceira colocação e viu o estoniano Paul Aron levar o triunfo e Isack Hadjar ficar em segundo. Nesta configuração, a diferença entre Bortoleto e Hadjar se estabeleceu em míseros meio ponto, em favor de Bortoleto (188,5 x 188).
A corrida
O fato é que Bortoleto largou em segundo, enquanto via o francês saindo na 9ª posição. Com a luz verde acionada, Gabriel passou o líder Paul Aron e foi embora.
Tudo ia bem, até o italiano Andrea Kimi Antonelli ser tocado no box e quebrar a barra de direção da sua Prema. Com a avaria, Antonelli foi obrigado a parar na caixa de brita e acionar o safety car, a partir da oitava volta.
Neste exato momento, Gabriel Bortoleto estava entrando no pit lane para fazer sua parada obrigatória. Mas a Invicta teve que fechar o setor por regulamento. Por isso, o piloto de 20 anos teve que retornar a pista. Tal fato gerou a punição de cinco segundos, que seriam acrescidos ao tempo somado do líder da F2.
A partir daí, o brasileiro, caiu para o 7º lugar com Hadjar em 9º. A solução para Gabriel foi escalar o grid na esperança de abrir o máximo possível de diferença em relação ao vice-líder do campeonato. Na linha de chegada, a distância entre ambos ficou na “casa” dos 4,6 segundos. Pela metragem, Isack Hadjar subiu ao 2º lugar e Bortoleto fechou o pódio.
Bortoleto foi quinto na sprint
O resultado deste domingo (1º) se soma ao do último sábado (30) onde foi realizada a corrida spint da rodada dupla em Losail no Catar. Nela, o futuro piloto da Fórmula 1 foi 5º colocado, após largar na nona posição.
Quando a F2 volta
Os torcedores brasileiros terão que esperar até o fim de semana dos dias 7 e 8 de dezembro para saber quem será o grande campeão da categoria. O fechamento do calendário ocorre no circuito de Yas Marina em Abu Dhabi.