Neste domingo (8), o brasileiro Gabriel Bortoleto garantiu o título da Fórmula após o segundo lugar na corrida de Abu Dhabi. A conquista do título acabou acontecendo de forma tranquila. Isso porque o francês Isack Hadjar, que também lutava pelo campeonato, teve um problema na largada e precisou de ajuda para retornar aos boxes.
Dessa forma, ele largou em último lugar e precisava de uma prova perfeita para superar Bortoleto, algo que acabou não acontecendo.
Esse fato permitiu ao brasileiro fazer uma corrida segura, terminando a etapa na segunda posição atrás do paraguaio Joshua Durksen com o holandês Richard Verschoor completando o pódio.
Repercussão do título
A conquista de Gabriel Bortoleto foi destaque nos principais perfis oficiais das entidades do esporte a motor.
Além da escuderia McLaren, Fia, F3, F2 e F1 fizeram diversas postagens dando destaque para o título brasileiro.
Chegada a F1 em grande estilo
Com apenas 20 anos de idade, Gabriel Bortoleto desponta como um dos grandes talentos do automobilismo mundial.
Depois de começar no kart com sete anos, o piloto passou pela F4 italiana e a Fórmula Regional Europeia (FRECA), antes de disputar a Fórmula 3 em 2023.
Logo em sua estreia pela F3 o brasileiro garantiu o título pela escuderia Trident, com vitórias em duas provas. O bom desempenho o qualificou para a Fórmula 2, onde também foi campeão em sua primeira temporada, vencendo duas etapas.
Brasil de volta ao grid da Fórmula 1
Antes mesmo de confirmar o título da F2, Gabriel Bortoleto assinou contrato com a Sauber. Com isso, o país voltará a ter um piloto na principal categoria do automobilismo, algo que não acontecia desde 2017, quando Felipe Massa deixou a F1.
Gabriel Bortoleto fala sobre a importante conquista
“Se eu vou para a F1 tendo vencido os títulos da F3 e F2 consecutivamente, ambos anos como rookie (estreante)… será o cenário dos sonhos, tudo que eu trabalhei em minha vida inteira”, declarou o piloto após sagrar-se campeão da Fórmula 2.
“É o melhor sentimento do mundo. Eu não posso explicar o que estou sentindo agora. Muita gente desconfiou que eu não ia conseguir quando estava na FRECA. Ganhei a F3 e a F2 seguidas. Isso mostra que o brasileiro nunca desiste, temos muita resiliência, Somos um povo que supera qualquer barreira.
Obrigado a todos os brasileiros e todo mundo que me ajuda, me apoia nas redes sociais. Esse título é para vocês. Mais para vocês do quer para mim mesmo. Isso mostra o quanto o Brasil é forte. E vou voltar a representar o na Fórmula 1″, finalizou.