F1 hoje: Alpine anuncia saída de Esteban Ocon já no GP de Abu Dhabi
Francês de 28 anos já tem contrato com a Haas a partir de 2025 e será liberado para o teste de pré-temporada pela nova equipe
A Alpine anunciou nesta segunda-feira (2) que o francês Esteban Ocon não participará do GP de Abu Dhabi, que acontece entre 6 e 8 de dezembro.
Com isso, o australiano Jack Doohan fará sua estreia na Fórmula 1 no fechamento da temporada 2024 e Ocon estará liberado para cumprir compromissos com a Haasm seu novo time. Entre essas obrigações, está o teste de pré-temporada no mesmo circuito de Yas Marina.
“A Alpine gostaria de agradecer Esteban por todo comprometimento com a equipe, durante todos esses anos. Sua história aqui ficará marcada por sua primeira vitória na F1. Desejamos a ele, tudo de bom”, postou a operação de Eastone, em suas redes sociais.
Segundo Oliver Oakes, chefe de corridas da Alpine, a partir de 2025, tudo foi muito bem conversado e bom para ambos os lados.
“A conversa foi numa boa. Esteban foi uma grande peça para nossa equipe e cada um segue seu caminho”, comentou o dirigente, que deve dividir as atividades de pista com Flavio Briatore.
Francês está desde 2016 na F1
Esteban Ocon estreou na Fórmula 1, em 2016, pela Manor e chegou a Alpine na temporada de 2021. No total, o piloto de 28 anos já esteve em 156 corridas com 445 pontos somados.
Seu ponto mais alto na categoria, até agora, foi a vitória no GP da Hungria em sua temporada de estreia na Alpine. Vale lembrar que a escuderia carregava o nome Renault até 2020.
Além dessas duas equipes, Ocon correu pela Force India nos campeonatos de 2017, 2018 e 2019. Nesse time, ele formou uma boa dupla com o mexicano Sergio Perez. No atual campeonato, o francês de Évreux soma 23 pontos na 14ª colocação da tabela.
Grid quase definido para 2025
O grid da F1 já está com quase todas as suas peças definidas para o ano que vem. Só falta a confirmação de Liam Lawson ao lado de Yuiki Tsunoda na Racing Bulls. Essa movimentação é dada como certa na equipe satélite da Red Bull.
Grid 2025
- George Russell/Andrea Kimi Antonelli – Mercedes
- Charles Leclerc/Lewis Hamilton – Ferrari
- Max Verstappen/Sergio Perez – Red Bull
- Lando Norris/Oscar Piastri – McLaren
- Fernando Alonso/Lance Stroll – Aston Martin
- Carlos Sainz/Alex Albon – Williams
- Pierre Gasly/Jack Doohan – Alpine
- Esteban Ocon/Oliver Bearman – Haas
- Nico Hulkenberg/Gabriel Bortoleto – Sauber
- Yuki Tsunoda/A confirmar – Racing Bulls