O Brasileirão Betano chega na sua última rodada ainda sem o campeão definido. O líder é o Botafogo, que vai para o jogo final precisando apenas de um empate diante do São Paulo para levantar a taça.
Além do Glorioso, outra equipe com chance de título é o Palmeiras, que precisa vencer o Fluminense no Allianz Parque e torcer por uma derrota do Fogão.
E essa não é a primeira vez que o Campeonato Brasileiro por pontos corridos será decidido na sua última rodada. Disputado neste formato desde 2003, foram oito edições anteriores decididas assim. Essa será a nona.
Primeiro a ganhar na reta final
Logo no segundo ano, em 2004, o Santos foi o primeiro time a conseguir isso. Na ocasião, o Peixe virou líder apenas na penúltima rodada. No ano seguinte, em 2005, foi a vez do Corinthians ficar com a taça no último jogo.
Depois, em 2008, outro paulista também conseguiu isso, com o São Paulo batendo o Goiás por 1 a 0 em um gol polêmico de Borges, que estava impedido.
Nas edições seguintes, em 2009 e 2010, dois cariocas conseguiram o título deste modo. Primeiro o Flamengo e depois o Fluminense.
Quem venceu assim na última edição?
Nas últimas edições, tivemos dois campeonatos decididos na rodada final. Em 2020, o Flamengo venceu o título no último jogo, quando disputava com o Internacional e se beneficiou de um tropeço do Colorado.
No ano passado, foi a vez do próprio Palmeiras ser campeão assim. Embora o título já estivesse encaminhado, não estava matematicamente definido. O Verdão teria que ser goleado e o Atlético-MG vencer o seu jogo por goleada, mas não aconteceu nenhum dos dois.
Campeonatos decididos no final
- 2004: Santos
- 2005: Corinthians
- 2008: São Paulo
- 2009: Flamengo
- 2010: Fluminense
- 2011: Corinthians
- 2020: Flamengo
- 2023: Palmeiras
Última rodada do Brasileirão
Todos os jogos da última rodada acontecem neste domingo (08), às 16h. Portanto, Botafogo e Palmeiras entram em campo ao mesmo tempo. O clube carioca recebe o São Paulo, enquanto o Palmeiras encara o Fluminense, no Allianz Parque.
Na última rodada não está em jogo apenas o título, ainda há uma vaga em aberto de pré-Libertadores, que está entre Bahia e Cruzeiro, além da briga contra o rebaixamento, com Athletico-PR, Fluminense, Criciúma e Red Bull Bragantino lutando para escapar.