PUBLICIDADE Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Esportes Paralímpicos CPB premia melhores atletas de 2024 em ano histórico

CPB premia melhores atletas de 2024 em ano histórico

Comitê viu delegação brasileira fazer melhor campanha do Brasil nas Paralimpíadas de Paris

Por Carlos Lemes Jr em 13/12/2024 08:45 - Atualizado há 1 mês

CPB realizou premiação para os melhores atletas do ano em São Paulo (Alessandra Cabral/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) premiou os melhores atletas de 2024 e a modalidade que abocanhou os dois principais prêmios foi a natação. No masculino, Gabriel Araújo foi eleito o atleta do ano. Já na categoria feminina, a vencedora foi Carol Santiago.

“Foi um ano maravilhoso. Saio muito satisfeita. Foi uma preparação de três anos para os Jogos que me permitiram estar muito pronta para viver esses grandes resultados. Os atletas paralímpicos brasileiros fizeram história e fico muito honrada de fazer parte disso.”, disse Carol, que nasceu com síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz seu campo de visão.

Premiação CPB

A noite de premiação contou com as presenças de Mizael Conrado que está deixando a presidência do Comitê para dar lugar ao pernambucano José Antônio Freire. Ele assume o cargo a partir de janeiro de 2025. Além de ambos, autoridades municipais, estaduais e federais prestigiaram o evento.

Gabriel Araújo, 22, da classe S2 (comprometimento físico-motor), voltou dos Jogos Paralímpicos de Paris com três medalhas de ouro (100m costas, 200m livre e 50m costas). O atleta, que também foi premiado como atleta masculino do ano em 2023 e revelação em 2021, tem focomelia, doença congênita que impede a formação de braços e pernas.

Gabrielzinho ainda destacou que 2024 ficará marcado em sua vida pelos resultados alcançados.

“Claro que trabalhei muito pelos resultados e sabia o que eu era capaz de conquistar. Mas tudo o que aconteceu e a forma como aconteceu, em especial em Paris, transformou a minha vida e me levou a lugares que eu não imaginava. Agora é descansar com a família e voltar no ano que vem com força máxima”, afirmou o mineiro.

Comitê comemora resultado histórico

O fato é que as Paralímpiadas de Paris ficarão marcadas na história das participações brasileiras. Na França, o País alcançou pela primeira vez um top 5 no quadro de medalhas, apesar de alguns resultados adversos como no caso do goalball masculino, futebol para cegos masculino e do vôlei sentado feminino.

Ao todo, foram 89 medalhas conquistadas sendo 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes. Esses números bateram o recorde anterior, estabelecido nos Jogos de Tóquio com 71 laureados.

Premiados CPB 2024

  • Prêmio Aldo Miccolis (categoria destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do esporte paralímpico): Tarcísio de Freitas (Governador de São Paulo)
  • Personalidade Paralímpica (pessoa ou entidade que contribuiu significativamente com o Movimento Paralímpico na temporada 2024): Loterias Caixa e ASICS (patrocinadores)
  • Prêmio Loterias Caixa (homenagem a um clube que se destacou na temporada 2024): Associação Petrolinense de Atletismo (APA), atual tricampeão brasileiro de atletismo paralímpico adulto.
  • Prêmio Braskem (Homenageia pessoa que motiva a transformação positiva, dentro e fora das competições): Jerusa Geber (Atletismo)
  • Memória Paralímpica (personalidade que marca a história do Movimento Paralímpico): Joana Maria Jaciara da Silva Neves (nadadora, falecida em março de 2024)
  • Melhor Técnico Modalidade Individual: Amaury Veríssimo (Atletismo)
  • Melhor Técnico Modalidade Coletiva: Fábio Vasconcelos (Futebol para cegos)
  • Atleta Revelação: Rebeca de Souza Silva (judô)
  • Atleta da Galera (voto popular): Giovanna Boscolo (Atletismo)
  • Melhor Atleta Masculino: Gabriel Araújo (Natação)
  • Melhor Atleta Feminino: Carol Santiago (Natação)
Exit mobile version