O torcedor do Corinthians viveu um 2024 de altos e baixos, com um primeiro semestre preocupante, mas terminando o ano celebrando principalmente as vagas na Copa Betano do Brasil e Libertadores. A equipe foi eliminada ainda na fase de grupos do Paulistão por conta do desempenho ruim sob o comando de Mano Menezes.
O Timão teve uma melhora com a chegada de António Oliveira, mas a diretoria optou pela demissão do técnico no momento em que o clube lutava contra o rebaixamento no Brasileirão Betano.
Buscando evitar a queda para a segunda divisão, o clube apostou em Ramón Díaz, que não só garantiu a permanência alvinegra na elite do futebol brasileiro como levou o Corinthians até as semifinais da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana e 7º lugar no Campeonato Brasileiro.
Desempenho dos técnicos do Timão em 2024
- Mano Menezes – 5 jogos / 1 V – 4 D / 3 gols marcados – 7 sofridos – 20% de aproveitamento
- António Oliveira – 29 jogos / 12 V – 9 E – 8 D / 43 gols marcados – 25 sofridos – 51,72%
- Ramón Díaz – 40 jogos / 19 V – 10 E – 11 D / 67 gols marcados – 47 sofridos – 55,53%
Trocas de treinadores
Com apenas uma vitória em cinco jogos, a diretoria do Corinthians optou pela demissão de Mano Menezes no começo do ano. Credenciado por um bom trabalho no Cuiabá, António Oliveira comandou uma reação alvinegra no Paulistão, mas que não foi suficiente para garantir uma vaga na fase decisiva.
Porém a torcida ficou esperançosa sobre o restante da temporada com o treinador português, após fechar o estadual com 61,11% de aproveitamento.
António também conseguiu bons resultados na Copa do Brasil, com 100% de aproveitamento (4 vitórias em 4 jogos) e na Copa Sul-Americana, com 72,22% (4 V – 1 E – 1D).
Mas a sua demissão aconteceu pelo péssimo aproveitamento no Campeonato Brasileiro, com 23,08% de aproveitamento (1 V – 6 E – 6 D), com o Corinthians na zona de rebaixamento.
Desempenho de Ramón Díaz no Corinthians
Apesar de terminar 2024 com um aproveitamento similar ao de António Oliveira, o técnico argentino teve resultados superiores ao seu antecessor, principalmente pensando nos adversários.
Ramón fechou o Brasileirão com 60,26% de aproveitamento (14 V – 5 E / 7 D). na Copa Sul-Americana seu aproveitamento foi de 55,56% (3 V – 1 E – 2 D) enquanto na Copa do Brasil foi de 41,67% (2 V – 4 E – 2 D).
Expectativa do Timão para 2025
As eliminações nas semifinais da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana deixaram Ramón Díaz ameaçado no cargo. Porém a recuperação no Brasileirão, com direito a uma sequência de nove vitórias seguidas deu segurança ao técnico, que irá começar o próximo ano como treinador do Corinthians.
Caso consiga manter seus principais jogadores, a tendência é que o clube possa começar a próxima temporada sonhando em encerrar seu jejum de títulos, com a última conquista sendo o Paulistão em 2019.