Walter Casagrande publicou em sua coluna no UOL Esporte desta sexta-feira (20), um balanço com os melhores e piores treinadores do futebol brasileiro em 2024. No topo, o ex-jogador colocou Roger Machado como o principal nome, frisando o processo de remontada atingido pelo Internacional.
Apesar da resistência de parte da torcida, por conta da identificação dele com o Grêmio, Roger conseguiu engrenar o trabalho e galgou de uma temida área da tabela para a vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores, isso depois de um cenário catastrófico das enchentes no Sul.
“Tudo começou a andar para o Colorado quando saiu o limitado Eduardo Coudet e entrou o ótimo Roger Machado, que tinha uma tarefa dificílima pela frente. Além de ter que trabalhar o emocional do elenco, também fez com que o time tivesse uma evolução técnica e tática impressionante”, iniciou Casagrande.
“Ele já estava fazendo um trabalho incrível no Juventude, onde foi vice-campeão gaúcho, eliminando o próprio Inter na semifinal, assim como na Copa do Brasil”, complementou o ex-jogador.
Roger Machado quebrou marca histórica
Em um processo de remontada espetacular no Brasileirão, Roger Machado conseguiu 16 jogos de invencibilidade (12 vitórias e 4 empates). O feito não era registrado pelo clube porto alegrense há 45 anos.
Neste período, o time sulista ostentou 83% de aproveitamento, ficando 100 dias sem conhecer uma derrota sequer. Foram 33 gols anotados e apenas 11 sofridos.
Casagrande exalta outro treinador destaque
Além de enaltecer o trabalho de Roger Machado, Casagrande também fez questão de destacar o início de trajetória de Filipe Luís no comando do Flamengo. Escolhido para preencher a vaga deixada por Tite, desligado em decorrência dos maus resultados, o jovem treinador ostentou bons números.
Neste período de trabalho, o ex-lateral acumulou nove vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, tendo conquistado o título da Copa do Brasil pelo rubro-negro, chegando a partir das semis contra o Corinthians.