No clima de retrospectiva e balanço da temporada 2024, Walter Casagrande publicou texto no UOL Esporte nesta segunda (09), elencando os melhores e piores. Na categoria técnico, o comentarista destacou quatro nomes, entre eles Juan Pablo Vojvoda, comandante do Fortaleza.
Para o ex-jogador, boa parte da campanha do Leão do Pici deve-se ao treinador argentino, que mesmo não sendo badalado, conseguiu implementar mais uma vez a filosofia de jogo na equipe, que teve aproveitamento histórico e passaporte confirmado para a fase de grupos da Libertadores.
“Não deixarei de fora, de forma nenhuma, Juan Pablo Vojvoda, que é um exemplo de competência e ética profissional, colocando o seu Fortaleza no rol dos grandes times do futebol brasileiro atual”, apontou Casagrande, de forma sucinta.
Feitos marcantes de Vojvoda em 2024
Além de ter cravado a melhor campanha de um time nordestino na história dos pontos corridos do Brasileirão, superando Vitória e Sport, o Leão, que computou 68 pontos em 38 rodadas, ostentou o fato de ser o único mandante que não foi superado em 2024 no certame.
Dos 19 jogos realizados no Castelão, o time computou 47 pontos em 57 possíveis, com 14 vitórias e cinco empates. A façanha coloca o Fortaleza no seleto rol de times que passaram uma edição completa de campeonato sem ser superado.
Outros nomes exaltados por Casagrande
O comandante argentino não foi o único a receber elogios de Casão, que também se rendeu aos trabalhos de Artur Jorge, do Botafogo, Roger Machado, do Internacional, Ramón Díaz, do Corinthians, e Filipe Luís, do Flamengo.
Na visão do comentarista, o treinador português foi o principal destaque na função, pela variação tática e escolhas bem executadas, bem como sua postura dentro e fora das quatro linhas. Sobre trio, ele chamou atenção dos profissionais terem pegado times em situações delicadas, e enalteceu as remontadas. Todos os técnicos garantiram vaga na próxima Libertadores.