Casagrande alerta técnico promissor ao montar top-5 no futebol brasileiro
Ex-jogador sinalizou que, em 2025, trabalho repleto de expectativas pode ser alvo de grande pressão
Casagrande, em análise sobre a competitividade de técnicos no Brasil, lembrou de um aspecto importante. Ainda que nomes como Abel Ferreira, Artur Jorge e Filipe Luís tenham méritos em seus respectivos trabalhos, o ex-jogador lembrou os elencos poderosos à disposição dos profissionais.
“A concorrência de treinadores depende do elenco que eles têm. Qual a concorrência? Artur Jorge, que ganhou Libertadores e Brasileiro. Olha o elenco do Botafogo. Qual a outra concorrência? Filipe Luís. É um concorrente, mas olha o elenco do Flamengo. É muito raro um treinador pegar um elenco fraco e fazer o time ficar um timaço e ganhar campeonatos.”, disse Casão, no UOL News Esporte.
Treinadores que também merecem reconhecimento
Casagrande não se limitou a Abel Ferreira, Artur Jorge e Filipe Luís em seu discurso. Ele também elogiou os trabalhos de Vojvoda, do Fortaleza, e Pedro Caixinha, contratado pelo Santos após dirigir o Red Bull Bragantino. Apesar dos jogadores menos badalados, esses treinadores demonstraram habilidade em moldar suas equipes de acordo com suas filosofias.
“Treinadores bons como o Abel, Artur Jorge, Vojvoda e o Caixinha, mesmo sendo demitido do Bragantino, conseguem fazer trabalhos com o elenco do jeito que eles gostam.”, acrescentou.
Casagrande alerta Filipe Luís
Com um início promissor no comando do Flamengo e o título da Copa do Brasil já no currículo, Filipe Luís possui total respaldo no clube carioca. Porém, Casagrande alertou que o verdadeiro teste virá no enfrentamento de crises, críticas da imprensa e cobranças da torcida.
“O Filipe Luís foi uma grande revelação. Eu gosto muito do trabalho dele e de como o time joga. Vamos ver começando a temporada como vai ser. Ele não é um alvo ainda. Não foi testado. Está na fase de empolgação geral.”, afirmou.
Casão também destacou que momentos de pressão revelarão a resiliência e a capacidade de Filipe Luís como treinador.
“Vai chegar o momento que a imprensa vai falar que o Filipe Luís errou, a torcida vai chamar de ‘burro’, escalou mal e mexeu mal… a gente vai ver o perfil emocional dele nas coletivas e para dar continuidade ao trabalho. Mas eu acho que o Filipe Luís pode ser um grande treinador.”, concluiu.